Secretária de Estado da Agricultura demite-se um dia depois da tomada de posse

| Política
Porto Canal

A Secretária de Estado da Agricultura, Carla Alves, apresentou esta tarde a demissão, "por entender não dispor de condições políticas e pessoais para iniciar funções no cargo". A demissão já foi aceite pela ministra Maria do Céu Antunes. 

25 horas e 54 minutos foi o tempo que Carla Alves exerceu o cargo de secretária de Estado. Esta quinta-feira tinha tomado posse como membro do Governo, mas não resistiu à polémica em torno das contas bancárias que tem arrestadas por causa de um processo judicial que envolve o marido, Américo Pereira, antigo presidente da Câmara de Vinhais. 

Carla Alves não é arguida, mas o Marido foi acusado pelo Ministério Público, em março de 2022, de vários crimes relacionados com o negócio de compra de terrenos do seminário de Vinhais, num processo que envolve mais dois arguidos, nomeadamente um empresário e um padre. No âmbito desse processo foram ordenados arrestos preventivos de bens dos arguidos, depois de a investigação ter apurado que "estes são detentores de património incongruente e não declarado fiscalmente, num valor superior a mais de 3,5 milhões de euros". 

Esta é 12ª demissão no Governo, desde que o executivo de António Costa iniciou funções no início de 2022. 

De recordar que Carla Alves tomou posse no mesmo dia em que iniciaram funções os novos minsitros das Infraestruturas e da Habitação, que veem substituir Pedro Nuno Santos, a última demissão de peso do Governo. Também esta quarta-feira foram empossados mais cinco secretários de Estado.

+ notícias: Política

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".

Austeridade: programa de rescisões poderá conter medida inconstitucional - jurista

Redação, 06 mai (Lusa) - O especialista em direito laboral Tiago Cortes disse hoje à Lusa que a constitucionalidade da medida que prevê a proibição do trabalhador do Estado que rescinde por mútuo acordo voltar a trabalhar na função Pública poderá estar em causa.