Modelo de acesso ao ensino superior irá manter-se inalterado este ano

Modelo de acesso ao ensino superior irá manter-se inalterado este ano
| Política
Porto Canal / Agências

As regras de acesso ao ensino superior deverão manter-se inalteradas este ano, anunciou esta quarta-feira o ministro da Educação, sendo os exames nacionais obrigatórios apenas para os alunos que se queiram candidatar ao superior.

"Não temos a decisão finalíssima, mas não queremos introduzir disrrupção este ano letivo. Não queremos uma situação diferente dos outros anos, mas muito brevemente, com os meus colegas do ensino superior, iremos anunciar", afirmou João Costa, durante a audição parlamentar na comissão de Educação e Ciência.

Segundo o ministro, já foram auscultadas a Comissão de Acesso ao Ensino Superior (CNAES), assim como as entidades que representam as universidades e os institutos politécnicos (CRUP e CCISP) e "o processo está agora a terminar".

"A nossa ideia é tentar que haja uma distinção entre ensino secundário e acesso ao ensino superior", avançou o ministro, referindo-se ao modelo que está em vigor desde a pandemia, em 2020, quando caiu a obrigatoriedade de realização de exames nacionais para ter o grau correspondente ao ensino secundário.

Desde então, apenas aos alunos que queriam prosseguir os estudos para o ensino superior eram exigidas as provas nacionais definidas pelas instituições às quais queriam concorrer.

+ notícias: Política

Eis a lista completa dos ministros do Governo de Luís Montenegro

O primeiro-ministro indigitado, Luís Montenegro, foi recebido pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, numa audiência onde apresentou o elenco dos ministros do XXIV Governo Constitucional. Veja a lista completa:

Governo de Montenegro é o terceiro com mais mulheres na história da democracia

O XXIV Governo Constitucional vai integrar 17 ministros além do primeiro-ministro, um número semelhante ao do último executivo de António Costa, e será o terceiro mais paritário da democracia, com 41% da equipa governamental composta por mulheres.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.