Tribunal condena Novo Banco a pagar meio milhão a ex-cliente do BES

Tribunal condena Novo Banco a pagar meio milhão a ex-cliente do BES
| País
Porto Canal

O Tribunal da Relação de Lisboa condenou o Novo Banco a indemnizar em cerca de meio milhão de euros um casal de ex-emigrantes na Suíça que foi enganado ao longo de anos. A notícia avançada pelo ‘Jornal de Notícias’, dá conta que o casal foi enganado há pelo menos uma década por um funcionário da antiga filial do Banco Espírito Santo (BES) na cidade de Lausana.

O homem que chegou a exercer funções de gerência, apropriou-se do dinheiro depositado pelo casal durante anos.

Tendo em conta informações a que o ‘Jornal de Notícias’ teve acesso junto de uma fonte do Novo Banco, a instituição “não se conforma” com a condenação e vai recorrer para o Supremo Tribunal de Justiça, por “considerar que o caso não deveria, no âmbito da resolução do BES, em 2014, ter transitado para a sua esfera”.

O acórdão, proferido a 22 de novembro, diz que o casal de ex-emigrantes mudou-se no final da década de 1970 para a Suíça. “A partir de 1996, o homem passou a deslocar-se ao balcão BES em Lausana para depositar, em numerário ou através de cheques, dinheiro na sua conta à ordem”. O casal de ex-emigrantes sentia-se tão confiante que mesmo depois de ter regressado a Portugal, em 2006, “continuou a ir à “Suíça para depositar os seus rendimentos”. Segundo revela o ‘Jornal de Notícias, “no total, terá passado para a guarda do BES um total de 531 336 francos suíços, correspondentes a 481 207, 46 euros”.

Em junho de 2013, a filial deixou de atender o telefone e, nessa altura, o casal pediu a um outro funcionário do BES em Lausana o extrato da conta e foi aí que perceberam que o “montante em causa fora embolsado e não depositado”. Apesar desta situação, o ‘Jornal de Notícias’ adiantou ainda que ao longo dos anos “foram emitidos comprovativos dos depósitos com o timbre do banco e pagos pela instituição os juros devidos”.

Esta situação já se desenrola há vários anos nos tribunais. O ‘Jornal de Notícias’ explica que o BES propôs, na primavera de 2014, a reembolsar 265 334, 45 francos suíços, mas o casal recusou, visto que iria perder cerca de metade do valor que tinham depositado. “Os lesados decidiram ir para tribunal e, em 2018, a primeira instância até deu razão à instituição financeira”. No entanto, já em março de 2021, o Supremo Tribunal da Justiça retomou o processo e a 31 de agosto do ano passado, o Tribunal Cível de Lisboa “condenou o Novo Banco a indemnizar os lesados em 496 204,46 euros por danos patrimoniais e não patrimoniais, acrescidos de juros de mora”.

O ‘Jornal de Notícias’ adiantou que a instituição recorreu novamente para a Relação e voltou a perder.

No acórdão é explicado pelas juízas desembargadoras que “os montantes para depósito foram ainda que através de um funcionário, entregues no balcão do BES em Lausana, considerando-se assim transferidos para a esfera da instituição”. Sendo assim, tal como é noticiado pelo ‘Jornal de Notícias’, a “gestão do risco de extravio é da responsabilidade do BES, tal como a restituição ao depositante, findo o negócio, das quantias em causa”.

Sendo assim, as magistradas concluíram que se trata de “uma questão contratual e não de uma contingência, tendo por isso, “transitado do BES para o Novo Banco, que é obrigado a ressarcir os lesados”.

 

+ notícias: País

Parlamento aprova voto de pesar pela morte do jornalista Pedro Cruz 

A Assembleia da República aprovou esta quarta-feira, por unanimidade, um voto de pesar pela morte do jornalista Pedro Cruz, aos 53 anos, recordando-o como uma das vozes “mais distintas e corajosas” da comunicação social.

Portugal com 23 casos confirmados de sarampo

O número de casos de sarampo subiu para 23 em Portugal, havendo ainda seis casos em investigação, segundo um balanço da Direção-Geral da Saúde (DGS).

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".