Morreu o Papa emérito. Bento XVI tinha 95 anos

Morreu o Papa emérito. Bento XVI tinha 95 anos
| Mundo
Henrique Ferreira

Morreu este sábado, aos 95 anos, o Papa emérito Bento XVI. Joseph Aloisius Ratzinger foi líder da igreja católica entre 2005 e 2013 e o primeiro Papa a renunciar ao cargo em 600 anos. O agravamento do estado de saúde do antigo pontífice já vinha a ser noticiado há vários dias.

Nascido a 16 de abril de 1927, na Alemanha, Ratzinger sucedeu a João Paulo II aos 78 anos. Mas o percurso na igreja católica começou muito antes. A chegada ao seminário aconteceu aos 12 anos e a ordenação como sacerdote aos 24.

Em 1977 foi nomeado Arcebispo de Munique e Frisinga pelo Papa Paulo VI. Quatro anos mais tarde, já com João Paulo II na liderança, Bento XVI assumiu a Congregação para a Doutrina da Fé. A ascensão a Cardeal aconteceu em 1993 quando foi designado cardeal-bispo da Sé Episcopal de Velletri-Segni. Em 2002, tornou-se Decano do Colégio dos Cardeais, tendo participado nos dois conclaves de 1978, que elegeram João Paulo I e João Paulo II.

Com uma vida dedicada ao clero, mas também à Academia, Bento XVI dominava, pelo menos seis idiomas, entre os quais alemão, italiano, francês, latim, inglês e castelhano. Além disso, tinha conhecimentos de português e lia grego antigo e hebraico. Foi membro de várias academias científicas da Europa e recebeu, ao longo da vida, oito doutoramentos honoríficos.

Pianista, com gosto particular por Mozart e Bach, foi em 2005 incluído pela revista Time como uma das cem pessoas mais influentes do mundo.

Enquanto Papa, Bento XVI fez 24 viagens ao estrangeiro e mais de 30 em Itália, percorrendo cerca de 160 mil km. Nas suas intervenções optou sempre por valorizar a fé racional e o diálogo com todos, mesmo com os não crentes. Visitou Portugal em 2010, uma viagem que ficou marcada na história do pontificado pelas declarações sobre "os pecados internos da Igreja", numa primeira reação às notícias sobre abusos sexuais na Igreja Católica. Em Portugal, Bento XVI visitou Lisboa, Fátima e o Porto. No Porto, celebrou uma missa na Avenida dos Aliados perante mais de 120 mil fiéis, um número que "superou as expectativas", segundo fonte oficial do Vaticano.

Nove anos depois de ter assumido o pontificado, a 28 de fevereiro de 2013, Bento XVI renunciou ao cargo. Na altura justificou a decisão com a sua idade avançada e o seu estado de saúde, que já não lhe permitiam exercer adequadamente as funções papais.

Nos últimos anos de vida Bento XVI viveu no mosteiro Master Ecclesiae, no Vaticano e raramente apareceu publicamente. Nos últimos dias recusou ser hospitalizado, apesar de estar gravemente doente.

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.