Porto é a segunda cidade mais cara do país na compra de casa

Porto é a segunda cidade mais cara do país na compra de casa
| Economia
Porto Canal

Porto é a segunda cidade mais cara do país, onde a mediana nos preços das casas fixou-se em em 3.238euros/m2.

Os preços das casas em Portugal subiram 6,4% em 2022, considerando os dados de dezembro de 2022 e do mesmo mês do ano passado. Segundo o índice de preços da plataforma online idealista, comprar casa tinha um custo de 2.475 euros por metro quadrado (euros/m2) no final do mês de dezembro deste ano, tendo em conta o valor mediano. Um cenário visível em quase todo o território português, já que as casas ficaram mais caras em 19 capitais de distrito em 2022, com Évora a liderar as subidas (37,5%). Em Lisboa, os preços das casas subiram 3,1% e no Porto 7,4% durante o mesmo período.

Há apenas um distrito onde o preço das casas desceu, nos dados deste índice, com Portalegre a registar uma quebra de 1,7% em 2022.

O Porto, que registou uma subida de preços de 7,4% é a segunda cidade do país onde é mais caro comprar casa, com um preço por m2 de 3.238 euros. Apesar de Lisboa ter sido onde se registou a subida mais baixa, continua a ser a cidade onde é mais caro comprar casa (5.147 euros/m2) e a terceira cidade mais cara de Portugal na compra de habitação fica nas ilhas. No Funchal o valor mediano fixa-se nos 2.656 euros/m2.

No lado oposto está Portalegre. É a cidade onde o preço por m2 é mais barato em Portugal em 2022. Registou um valor de 669 euros/m2. Segue-se a Guarda (799 euros/m2) e Castelo Branco (810 euros/m2).

+ notícias: Economia

Netflix aumenta faturação, lucros e número de assinantes no primeiro trimestre

A Netflix anunciou esta quinta-feira um aumento de assinantes em 9,3 milhões no primeiro trimestre de 2024, quando os analistas esperavam uma redução, elevando o total para cerca de 270 milhões.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.