Sinal de trânsito em castelhano provoca o caos em Tui

Sinal de trânsito em castelhano provoca o caos em Tui
Jornal ‘Telemariñas’
| Mundo
Porto Canal

Em Tui, concelho galego, aconteceu uma situação inédita.Tal como conta o jornal ‘Telemariñas’, o nome do concelho encontra-se escrito de forma errada numa placa de trânsito.

Os condutores ao depararem-se com o sinal de trânsito informativo a alertar para uma rotunda verificam à esquerda a palavra ‘Tuy’. E isto está a deixar os tudenses incomodados.

A forma correta e oficial é ‘Tui’ em galego. O termo ‘Tuy’ é castelhano e está errado.

Esta situação está a gerar alguma contestação a nível político. O Bloco Nacionalista Galego (BNG) já manifestou revolta perante esta situação.

“A toponímia constitui uma riqueza e um património imaterial do nosso país que precisa de ser mantido e preservado. Isto porque faz parte da nossa identidade coletiva”, disse a porta-voz do BNG Tui, Carme Núñez, ao jornal ‘Telemariñas’.

Também o movimento social, ‘Mesa Pola Normalización Lingüística’, que defende a língua galega, reagiu. “A toponímia galega está protegida pela Lei desde 1983 e verificamos que são as próprias instituições que continuam a ser responsáveis pelo incumprimento deste decreto”, lamentou o movimento.

+ notícias: Mundo

Papa Francisco teve uma “noite tranquila” no hospital e deverá celebrar missa de Domingo de Ramos

O Papa Francisco passou uma “noite tranquila” no hospital Gemelli, em Roma, onde foi internado devido a uma infeção respiratória. Segundo divulgou a agência de notícias italiana ‘Ansa’, a equipa médica está otimista com a recuperação do Pontífice e acreditam que “haverá comemorações para o próximo Domingo de Ramos, no dia 2 de abril”.

Sismo de magnitude 2,5 em Pontevedra sentido em Melgaço e Viana do Castelo

Pelas 23h25 (hora local, menos uma hora em Portugal Continental) desta quarta-feira foi sentido um sismo de magnitude 2,5 na escala de Richter, com epicentro localizado a cerca de 25 quilómetros a este-sudeste de Pontevedra, na Galiza, em Espanha.

Jornalista americano acusado de espionagem pela Rússia fica preso até maio

Um jornalista americano do “The Wall Street Journal” foi acusado de espionagem pela Rússia e vai ficar em prisão preventiva até 29 de maio.