Sinal de trânsito em castelhano provoca o caos em Tui

Sinal de trânsito em castelhano provoca o caos em Tui
Jornal ‘Telemariñas’
| Mundo
Porto Canal

Em Tui, concelho galego, aconteceu uma situação inédita.Tal como conta o jornal ‘Telemariñas’, o nome do concelho encontra-se escrito de forma errada numa placa de trânsito.

Os condutores ao depararem-se com o sinal de trânsito informativo a alertar para uma rotunda verificam à esquerda a palavra ‘Tuy’. E isto está a deixar os tudenses incomodados.

A forma correta e oficial é ‘Tui’ em galego. O termo ‘Tuy’ é castelhano e está errado.

Esta situação está a gerar alguma contestação a nível político. O Bloco Nacionalista Galego (BNG) já manifestou revolta perante esta situação.

“A toponímia constitui uma riqueza e um património imaterial do nosso país que precisa de ser mantido e preservado. Isto porque faz parte da nossa identidade coletiva”, disse a porta-voz do BNG Tui, Carme Núñez, ao jornal ‘Telemariñas’.

Também o movimento social, ‘Mesa Pola Normalización Lingüística’, que defende a língua galega, reagiu. “A toponímia galega está protegida pela Lei desde 1983 e verificamos que são as próprias instituições que continuam a ser responsáveis pelo incumprimento deste decreto”, lamentou o movimento.

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.