Criação da especialidade de Medicina de Urgência chumbada pela Ordem dos Médicos

Criação da especialidade de Medicina de Urgência chumbada pela Ordem dos Médicos
| País
Porto Canal

A especialidade de Medicina de Urgência foi chumbada esta segunda-feira pela Assembleia de Representantes da Ordem dos Médicos com 51 votos contra e 21 votos a favor.

A Assembleia de Representantes da Ordem dos Médicos é composta por membros eleitos e por presidentes dos conselhos sub-regionais e dos conselhos médicos das regiões autónomas.

Uma proposta que está em discussão há vários anos aconteceu depois de 56 antigos e atuais diretores de serviços de urgência terem dito na semana passada num manifesto que é indispensável a criação da especialidade tendo em conta as “enormes insuficiências” da rede hospitalar.

Já o bastonário da Ordem dos Médicos, Miguel Guimarães, defendeu, em julho, a criação desta especialidade, mas frisou que mesmo assim não se resolvem os problemas que estão a decorrer em alguns serviços de urgência.

O diretor executivo do SNS, Fernando Araújo, disse através de uma reação por escrito à Lusa que a criação desta especialidade de Medicina de Urgência constitui “um eixo fundamental na estratégia delineada” para esta área.

Nas últimas semanas, vários serviços de urgência por todo o país têm registado alguns constrangimentos e tempos de espera elevados. Face a esta situação, o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, anunciou que na próxima terça e quarta-feira irá deslocar-se a vários hospitais para se certificar dos devidos problemas.

+ notícias: País

Imagens captam tornado na margem de Lisboa

Ao início da tarde desta quinta-feira foi registado um tornado no Estuário do Tejo, em Lisboa. Esta não é a primeira vez que o fenómeno assola a região sul do país.

Rede Expressos lança oito novas ligações diárias entre Lisboa e Porto

A Rede Expressos, principal empresa de transporte rodoviário de passageiros de média e longa distância em Portugal, planeia ampliar a sua oferta durante o período da Páscoa. Isso inclui a adição de novas rotas e um aumento na frequência dos trajetos mais procurados

O vídeo do "tornado" que atingiu Lisboa

Uma tromba de água foi registada ao início da tarde desta quinta-feira no Estuário do Tejo, em Lisboa. De imediato nas redes sociais foram partilhadas imagens do acontecimento, com os internautas a alertarem para o fenómeno que é equiparado a um tornado mas que, ao contrário deste, ocorre em grandes superfícies de água. Esta não é a primeira vez que este fenómeno assola a região sul do país.