A homenagem dos Sub-19 do Tondela a Fernando Gomes, bibota de ouro

Porto Canal
A equipa de sub-19 do CD Tondela homenageou, esta quinta-feira, Fernando Gomes, melhor marcador da história do FC Porto e “bibota” de ouro, antes da partida com os 'azuis e brancos' com a oferta de uma camisola personalizada com o nome do antigo atleta. O momento foi assinalado nas redes sociais dos 'Dragões'.
O CD Tondela homenageou o nosso #Bibota, no jogo dos Sub-19, com a oferta de uma camisola✨🙏💙 pic.twitter.com/Ra52oavOP9
— FC Porto (@FCPorto) December 8, 2022
Fernando Gomes, morreu a 26 de novembro, aos 66 anos. Maioritariamente com o pé direito e com a cabeça, Fernando Gomes marcou 355 golos em 452 jogos oficiais pelo FC Porto. De golo em golo se conta o percurso de um avançado que deu tudo ao FC Porto e que se mantém como o melhor marcador da história azul e branca.
A impressionante eficácia ofensiva de Gomes valeu-lhe inúmeros prémios individuais. Foi seis vezes o melhor marcador da liga portuguesa – em 1977, 1978, 1979, 1983, 1984 e 1985 –, e em duas sagrou-se mesmo o maior goleador de todos os campeonatos europeus. Recebeu, por isso, a bota de ouro em 1983 e 1985, justificando a alcunha que lhe ficará eternamente associada: Bibota. Entretanto, no plano coletivo, juntou cinco campeonatos nacionais, três taças e três supertaças, além de uma Taça dos Campeões Europeus, uma Taça Intercontinental e uma Supertaça Europeia.
O eterno goleador foi importantíssimo nas vitórias portistas contribuindo diretamente para a revolução do futebol português sob o comando de José Maria Pedroto e a liderança de Jorge Nuno Pinto da Costa.