A homenagem dos Sub-19 do Tondela a Fernando Gomes, bibota de ouro

A homenagem dos Sub-19 do Tondela a Fernando Gomes, bibota de ouro
| Desporto
Porto Canal

A equipa de sub-19 do CD Tondela homenageou, esta quinta-feira, Fernando Gomes, melhor marcador da história do FC Porto e “bibota” de ouro, antes da partida com os 'azuis e brancos' com a oferta de uma camisola personalizada com o nome do antigo atleta. O momento foi assinalado nas redes sociais dos 'Dragões'. 

 Fernando Gomes, morreu a 26 de novembro, aos 66 anos. Maioritariamente com o pé direito e com a cabeça, Fernando Gomes marcou 355 golos em 452 jogos oficiais pelo FC Porto. De golo em golo se conta o percurso de um avançado que deu tudo ao FC Porto e que se mantém como o melhor marcador da história azul e branca.

A impressionante eficácia ofensiva de Gomes valeu-lhe inúmeros prémios individuais. Foi seis vezes o melhor marcador da liga portuguesa – em 1977, 1978, 1979, 1983, 1984 e 1985 –, e em duas sagrou-se mesmo o maior goleador de todos os campeonatos europeus. Recebeu, por isso, a bota de ouro em 1983 e 1985, justificando a alcunha que lhe ficará eternamente associada: Bibota. Entretanto, no plano coletivo, juntou cinco campeonatos nacionais, três taças e três supertaças, além de uma Taça dos Campeões Europeus, uma Taça Intercontinental e uma Supertaça Europeia.

O eterno goleador foi importantíssimo nas vitórias portistas contribuindo diretamente para a revolução do futebol português sob o comando de José Maria Pedroto e a liderança de Jorge Nuno Pinto da Costa.

+ notícias: Desporto

"Fome Zero": A causa social que o FC Porto levou até à UEFA

A participação da equipa do FC Porto que compete na Youth League na campanha “Fome Zero” é o tema central do projeto social apresentado esta temporada junto da UEFA.

Praça do Dragão ganha vida a partir das 15h do próximo domingo

O FC Porto está de volta ao Estádio do Dragão. O detentor de todos os títulos nacionais vai jogar pela primeira vez nessa condição perante o seu público, quando receber o Vizela, em jogo marcado para as 18 horas deste domingo. A partir das 15, porém, a Praça do Dragão começa a ganhar vida para o melhor aquecimento possível para o grande jogo. A música da Soundbox e as presenças confirmadas do Draco e da Viena são apenas alguns dos pontos de interesse na antecâmara deste duelo da 19.ª jornada da Liga.

FC Porto-Vizela disputa-se a partir das 18h00 de domingo no Estádio do Dragão

O FC Porto voltou nesta sexta-feira ao Centro de Treinos e Formação Desportiva PortoGaia, no Olival, para dar seguimento à preparação do jogo com o Vizela (domingo,18h00, Sport TV), no Estádio do Dragão, a contar para a 19.ª jornada do campeonato.