Céline Dion diagnosticada com doença neurológica rara e incurável

Céline Dion diagnosticada com doença neurológica rara e incurável
| Mundo
Porto Canal

A cantora canadiana Céline Dion anunciou, esta quinta-feira, que foi recentemente diagnosticada com uma doença neurológica grave e incurável, que afeta cerca de uma pessoa em cada um milhão, síndrome de Moersch-Woltmann - também conhecida como síndrome de pessoa rígida (SPR).

Num vídeo de cinco minutos publicado no Instagram, a artista explicou, emocionada, em francês e inglês, que sofre de "problemas de saúde de longo prazo".

"Olá a todos, lamento ter demorado tanto a falar com vocês. [...] Tenho vindo a lidar com problemas de saúde há muito tempo e tem sido muito difícil para mim enfrentar os meus desafios e falar sobre tudo o que tenho passado", referiu, explicando que a doença é a responsável por "todos os espasmos" que tem sentido e que têm afetado a sua vida diária.

Este problema implica uma rigidez progressiva ao nível muscular. Afeta principalmente as ancas e extremidades, e causa espasmos no paciente.

O problema impede "o uso das cordas vocais", explica Dion no vídeo. "Ainda não se sabe muito sobre esta doença rara, mas agora sabemos que é a causa dos espasmos musculares de que sofro", acrescenta.

Tendo em conta a sua condição, Céline Dion foi obrigada a adiar os seus concertos europeus.

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 

Uma publicação partilhada por Céline Dion (@celinedion)

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.