Mau tempo: BE manifesta solidariedade com pessoas afetadas e agradece a trabalhadores

| Política
Porto Canal / Agências

A coordenadora do Bloco de Esquerda manifestou hoje "solidariedade com todas as pessoas que foram afetadas pelas inundações" desta noite e agradeceu aos trabalhadores que se encontram a trabalhar para "repor todas as condições".

"Permitam-me que expresse, naturalmente, a nossa solidariedade com todas as pessoas que foram afetadas pelas inundações, aqui em Lisboa particularmente graves - e à volta de Lisboa -, mas também no Algarve", afirmou Catarina Martins em conferência de imprensa na sede do Bloco de Esquerda (BE), em Lisboa.

A coordenadora do BE agradeceu "aos bombeiros, às forças de segurança, aos trabalhadores das autarquias, dos transportes, de todas as infraestruturas, que estão a fazer tudo para repor o normal funcionamento".

"Estamos hoje num feriado, com estes trabalhadores que tiveram uma noite tão difícil e [estão] a trabalhar agora para repor todas as condições", referiu.

Na ótica de Catarina Martins, "para lá de todos os debates" que serão necessários para perceber "como é que uma situação destas ocorre e o que é que é preciso fazer", é "bom agradecer a quem está hoje a trabalhar para que se possa voltar ao normal".

Os distritos de Lisboa, Faro e Santarém estiveram até cerca das 02:30 de hoje em aviso vermelho, devido às previsões de chuva forte e trovoada, o mais grave de uma escala de três, é emitido sempre que existe uma situação meteorológica de risco extremo.

No que se refere ao distrito da capital, os Sapadores Bombeiros de Lisboa registaram 292 ocorrências entre as 21:00 de quarta-feira e as 07:30 de hoje devido ao mau tempo, a maioria das quais inundações em habitações e na via pública.

Fonte dos Sapadores Bombeiros de Lisboa disse à Lusa esta manhã que das 292 ocorrências registadas, "a grande maioria, 162 foram inundações em espaços privados, habitações, e 96 na via pública".

As zonas da cidade que foram mais afetadas pela chuva foram as de Benfica, nomeadamente a freguesia de São Domingos de Benfica e Alcântara, zona da avenida 24 de julho.

De acordo com a mesma fonte, até ao momento, há a lamentar a morte de uma mulher de 55 anos na noite de quarta-feira em Algés, concelho de Oeiras, devido a uma inundação na sua habitação provocada pelas chuvas fortes.

+ notícias: Política

Notícia Porto Canal. Rui Moreira não é candidato às Europeias

É um ponto final nos rumores que têm circulado ao longo das últimas semanas e que ditavam o término antecipado do mandato do presidente da Câmara Municipal do Porto. Rui Moreira não será candidato pela Aliança Democrática (AD) às eleições europeias de 2024, confirmou fonte próxima do processo ao Porto Canal.

Rui Moreira recusa convite para ser número dois da lista da AD nas Europeias

O presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, recusou o convite para integrar o segundo lugar da lista da Aliança Democrática (AD) às próximas eleições europeias de 9 de junho, disse à Lusa fonte próxima do autarca.

Marta Temido vai ser cabeça de lista do PS nas Europeias

A ex-ministra da Saúde e atual deputada socialista Marta Temido vai encabeçar a lista do PS às eleições europeias de 9 de junho, confirmou à agência Lusa fonte do partido.