Empresários bracarenses "em missão" para devolver maioria da SAD ao SC Braga

Empresários bracarenses "em missão" para devolver maioria da SAD ao SC Braga
| Desporto
Porto Canal / Agências

Um grupo de empresários bracarenses quer comprar a pequenos acionistas a percentagem necessária para que o Sporting de Braga passe a deter a maioria da sua SAD, revelou esta quarta-feira à agência Lusa o antigo dirigente João Gomes.

"Há um grupo de empresários de Braga, sócios e adeptos do Sporting de Braga, que, tal como eu, estão preocupados com o futuro da SAD e propõem comprar os pouco mais de 13% necessários para que o clube tenha a maioria do capital social", disse à Lusa João Gomes, que se assume como cara e intermediário deste movimento.

Segundo o ex-diretor-geral da SAD e do clube durante 11 anos, este grupo de empresários está disposto a comprar a percentagem necessária de ações que está dispersa por pequenos acionistas e disponibilizá-la ao Sporting de Braga, que teria que depois restituir esse valor ao grupo, "como e quando quiser", permitindo ao clube ter mais de 50% da SAD.

João Gomes apela ao "braguismo dos pequenos acionistas" para venderem cada ação por 5,50 euros, 10% mais do valor por que a compraram (cinco euros), e não pela cotação atual (cada ação da SAD do Sporting de Braga está a valer 22 euros, desde 02 de dezembro, última vez que foi transacionada).

Vincando que o negócio só poderá concretizar-se se o grupo de empresários conseguir adquirir esses pouco mais de 13% de ações, João Gomes diz que, se António Salvador recusar esta proposta, solicitará uma Assembleia-Geral extraordinária para que se realize um referendo em que se pergunte aos sócios se querem que o clube tenha ou não a maioria da SAD.

Para João Gomes, que saiu em polémica, em abril de 2018, na sequência de um processo disciplinar colocado pela administração liderada por António Salvador, a preocupação adensou-se com a recente entrada do novo acionista.

"O Sporting de Braga não pode perder a sua identidade", frisou o antigo dirigente.

Em meados de outubro, a Qatar Sports Investments, grupo de investimento do próprio governo do Qatar, que detém a totalidade do Paris Saint-Germain, entrou na SAD 'arsenalista' pela compra dos 21,57% da Olivedesportos, tornando-se no segundo maior acionista da sociedade, só atrás do próprio clube, que detém 36,98 %.

O terceiro maior investidor é o fundo Sundown Investments Limited, com 17,04%, estando 24,31% das ações distribuídas por diversos pequenos acionistas.

+ notícias: Desporto

Museu do FC Porto "imortaliza" jogo de lendas entre 'Dragões' e Real Madrid

O FC Porto venceu, no passado sábado, o Real Madrid por uma bola a zero, num jogo das lendas disputado no Estádio Santiago Bernabéu, em Madrid. De forma a imortalizar o encontro entre alguns dos nomes mais incontornáveis da história dos dois emblemas, o museu do FC Porto tem em exibição uma camisola autografada de ambos os clubes pelos protagonistas que subiram ao relvado no fim de semana transato. 

Prestação portuguesa nos Jogos Mundiais da Trissomia elogiada pelo Presidente da República

O Presidente da República felicitou, esta quinta-feira, a missão portuguesa que participou nos Jogos Mundiais da Trissomia e que conquistou 42 medalhas, entre as quais 17 de ouro.

Pinto da Costa diz que "o campeonato se decidiu em três sítios"

Jorge Nuno Pinto da Costa diz que há três jogos que definem o campeonato deste ano. O presidente do FC Porto falou esta segunda-feira ao Jornal 'O Jogo'.