Goalball. Campeonatos do Mundo arrancam esta quarta-feira em Matosinhos

Goalball. Campeonatos do Mundo arrancam esta quarta-feira em Matosinhos
| Desporto
Porto Canal

Os Campeonatos do Mundo de Goalball arrancam esta quarta-feira, em masculino e feminino, nas duas naves do Centro de Desportos e Congressos de Matosinhos.

Pela primeira vez vai haver 32 seleções em competição, divididas de forma equitativa entre os dois géneros. Portugal, como país anfitrião, vai ter as duas seleções em competição, ambas orientadas pela selecionadora nacional Márcia Ferreira.

Ao mesmo tempo dos Campeonatos do Mundo de Goalball – 2022 IBSA Goalball World Championships, vai também acontecer, pela primeira vez, a eleição do atleta representante da modalidade, quer para o Comité de Goalball da IBSA – International Blind Sports Federation (a federação internacional que governa os desportos para pessoas com deficiência visual), quer para o Comité Olímpico Internacional. Até ao momento este prémio era atribuído por nomeação.

O jogador Alexandre Almeida, atleta do CCD Misericórida do Porto é o candidato português, numa lista com mais quatro outros nomes candidatos ao cargo de representante mundial do Goalball.

O FC Porto e o CCD Misericórdia do Porto são os clubes que mais atletas levam às seleções, orientadas por Márcia Ferreira.

Portugal marca presença no jogo de abertura já esta quarta-feira às 19 horas frente ao Japão, na competição masculina. A cerimónia de abertura está marcada para as 17h30. A final joga-se no dia 16, com os masculinos às 14 horas e as seleções femininas a jogarem a partida do título às 16 horas.

Todos os encontros vão ter transmissão online através do canal YouTube da ANDDVIS – Associação Nacional de Desporto para Pessoas com Deficiência Visual, e do canal YouTube da IBSA.

O último Mundial realizou-se em Malmo, na Suécia (2018). O Brasil é o campeão mundial e paralímpico em título, com Alemanha (2º) e Bélgica (3º) a completarem o pódio masculino. Em femininos, a campeã foi a Rússia (fora de competição devido à suspensão na sequência da invasão da Ucrânia), com a Turquia (2ª) e o Brasil (3ª) a completarem o pódio.

+ notícias: Desporto

FC Porto: Já é amor. Crónica de jogo

FC Porto venceu o Vitória SC (3-1) e vai disputar a terceira final da Taça seguida, a quinta em seis anos.

Francisco Conceição: “Para representar este símbolo é preciso dar a vida”

Jogadores portistas enalteceram a justiça do triunfo frente ao Vitória de Guimarães (3-1).

Pepê: “Conseguimos fazer um grande jogo e, mais importante, ir à final” da Taça

O avançado do FC Porto, Pepê, que fechou o marcador no encontro frente ao Vitória de Guimarães, aponta que os Dragões conseguiram “fazer um grande jogo e, mais importante, ir à final”, em declarações ao Porto Canal.