Ponte de Lima: Área Protegida das Lagoas de Bertiandos e S. Pedro D´Arcos completa 22 anos de existência

Ponte de Lima: Área Protegida das Lagoas de Bertiandos e S. Pedro D´Arcos completa 22 anos de existência
Foto: CM Ponte de Lima
| Norte
Porto Canal

A Área de Paisagem Protegida das Lagoas de Bertiandos e S. Pedro d’Arcos de Ponte de Lima, considerada como uma das mais significativas áreas naturais do país assinala no próximo sábado, dia 11 de dezembro, o seu 22.º aniversário ao serviço da natureza.

Em comunicado, a autarquia informa que em 11 de dezembro de 2000 foi promulgado o Decreto Regulamentar n.º 19/2000 que classificou a área, a pedido da Câmara de Ponte de Lima, como Área Protegida de Âmbito Regional.

As Lagoas de Bertiandos e S. Pedro d’Arcos são ainda, desde 2005, Zona Húmida de Importância Internacional, ao abrigo da Convenção de Ramsar, constituindo-se como um verdadeiro santuário natural, muito importante para a conservação da biodiversidade a nível regional, nacional e até mesmo internacional.

Para assinalar esta efeméride, o Serviço da Área Protegida da Divisão de Ambiente e Espaços Verdes do Município de Ponte de Lima, promove, no dia 11 de dezembro, “Um Dia Aberto na Quinta de Pentieiros” com entradas e atividades gratuitas: visitas guiadas e batismo a cavalo.

As visitas guiadas realizam-se às 10h00 e às 14h00, para um grupo máximo de 15 pessoas, e pela ordem de chegada à Quinta de Pentieiros. No final das visitas, os participantes serão convidados a realizar um pequeno volteio (batismo) a cavalo.

Porto Canal

Porto Canal

Porto Canal

Porto Canal

Porto Canal

+ notícias: Norte

Presidente da Câmara de Vila Real critica a distribuição dos fundos comunitários

A ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, confirmou na passada quarta-feira que as propostas de criação de duas novas NUT II já foram aprovadas por Bruxelas. Rui Santos, em declarações ao Porto Canal, criticou a criação das NUTs, que segundo o autarca falharam ao não olhar para o país em geral.

Crescimento da procura no metro do Porto potenciada pela linha amarela

Em 2022, o metro do Porto ultrapassou as 65 milhões de validações. O ano passado foi o segundo melhor de sempre em termos de procura, uma vez que foram registadas menos 8,9% das validações, face ao melhor ano (2019).

Câmara de Aveiro vai contratar mais funcionários para as escolas

A Câmara Municipal de Aveiro decidiu esta quinta-feira contratar mais funcionários para as escolas, face à avaliação das necessidades feita junto dos agrupamentos.