Pilotos de barra e portos iniciam nova paralisação

Pilotos de barra e portos iniciam nova paralisação
| Economia
Joana Almeida Carvalho

Os pilotos de barra e portos avançam esta terça-feira para o primeiro de dois dias de paralisação. Em causa está o pedido de antecipação da reforma para os 60 anos, conforme acordado com o Governo.

Os profissionais acusam o Governo de não querer implementar o acordo que já foi assinado em agosto de 2019 com todas as administrações dos portos, que centra-se na antecipação da reforma para os 60 anos.

Esta paralisação acontece porque, segundo os trabalhadores, já foram “esgotadas” todas as vias de negociação possíveis.

Contactado pelo Porto Canal, o Porto de Leixões informou que os trabalhadores não aderiram à greve.

+ notícias: Economia

Casais com ambos os elementos desempregados recuam 10,6% em dezembro 

O número de casais com ambos os elementos no desemprego caiu 10,6% em dezembro de 2022 em termos homólogos, para 4.879, tendo subido 3,4% em cadeia, informou hoje o Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP).

Costa convicto de que economia pode crescer acima do que estava previsto

O primeiro-ministro, António Costa, afirmou esta quarta-feira que os indicadores da economia reforçam a convicção de que a economia portuguesa irá crescer mais do que aquilo que o Governo tinha inicialmente previsto.

Produção de eletricidade da EDP Renováveis aumentou 10% em 2022

A EDP Renováveis (EDPR) produziu 33,4 terawatts-hora (TWh) de eletricidade em 2022, um aumento de 10% face a 2021, destacando-se a Europa e a América, que representaram 35% e 55%, respetivamente, foi esta quarta-feira comunicado ao mercado.