Deixou a trotineta mal estacionada? Saiba que a Polícia Municipal do Porto está a multar

Deixou a trotineta mal estacionada? Saiba que a Polícia Municipal do Porto está a multar
| Porto
Porto Canal

A Polícia Municipal do Porto começou na passada segunda-feira a fiscalizar e multar as trotinetas e bicicleta elétricas mal estacionadas pela ‘Invicta’. Desde que este fenómeno começou a crescer e ainda tem vindo a ser reforçado recentemente.

Tendo em conta os números avançados pelo ‘Jornal de Notícias’, atualmente circulam na cidade do Porto 2300 veículos deste tipo. Dessa forma, este aumento tem levado também ao surgimento de mais infrações e problemas.

As multas podem variar entre os 30 e os 88 euros, mas só em situações que o condutor é apanhado em flagrante. Nos outros casos, a multa é direcionada aos operadores.

Na fiscalização que decorreu na passada segunda-feira o ‘Jornal de Notícias’ conta que a Polícia Municipal rebocou 47 trotinetas elétricas e uma bicicleta elétrica que depois são levadas para o Silo Auto, na Rua Guedes de Azevedo, onde têm de ser levantadas depois do pagamento da multa.

Entre as principais infrações detetadas estão o registo de trotinetas e bicicletas elétricas estacionadas em cima dos passeios “desrespeitando os semáforos ou no sentido contrário ao trânsito”, segundo a Polícia Municipal do Porto.

Valores das multas

Tal como já foi referido, o valor das multas pode variar entre 30 e 88 euros. A explicação do ‘Jornal de Notícias’, nota que a multa de 88 euros destina-se ao valor a pagar pela operadora no caso da trotineta ou bicicleta elétrica ter sido estacionada nos lugares destinados às cargas e descargas. 30 euros referem-se ao valor da coima, 41 da remoção e 17 do parque no Silo Auto.

Os 73 euros é o valor de sanção caso o veículo esteja em cima do passeio. 15 euros são da coima, 41 da remoção e 17 do parque.

Já o valor mínimo, os 30 euros, aplicam-se quando o condutor do veículo é apanhado a circular em cima do passeio.

+ notícias: Porto

Obras no jardim Teófilo Braga não avançam antes de julho

Afinal, as obras no Jardim Teófilo Braga, na Praça da República, só avançam depois do início do terceiro trimestre de 2024. O “refúgio da sueca” continua assim, aberto, pelo menos até julho, altura em que deverão arrancar as obras de requalificação do espaço.

Homem fica preso em máquina no El Corte Inglês de Gaia

Um homem de 57 anos de idade sofreu ferimentos, na manhã desta terça-feira, na sequência de um acidente de trabalho no Centro de Distribuição do El Corte Inglês em Vila Nova de Gaia, apurou o Porto Canal junto dos Bombeiros Voluntários de Crestuma.

Mais de 600 solitários recordam abril a metros da Praça da Liberdade

Os alunos e professores da Escola Artística Soares dos Reis adornaram, esta manhã, a estação de metro de São Bento, no Porto, com cravos de papel depositados em mais de 600 solitários de madeira e cerâmica.