Ricardo Araújo Pereira não convidou Ventura para programa e ERC sugere compensação

Ricardo Araújo Pereira não convidou Ventura para programa e ERC sugere compensação
| País
Porto Canal

A Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) recebeu duas queixas a propósito das entrevistas aos líderes partidários no período eleitoral no programa “Isto É Gozar Com Quem Trabalha”. Essas queixas advêm do facto de André Ventura, presidente do partido do Chega, não ter sido convidado para o programa, sendo que a entidade condena o ato e aconselha a SIC a compensar a exclusão.

As queixas deram entrada na ERC em janeiro deste ano. Tal como consta na deliberação, “no âmbito das eleições legislativas e no que está descrito na lei, todos os partidos têm um direito de igualdade quanto aos tempos de antena”.

A SIC veio pronunciar-se e alegou que o programa “Isto É Gozar Com Quem Trabalha” “é um subgénero de programas de entretenimento de cariz humorístico, pelo que a ironia, o cinismo e tom genericamente anedótico com que são retratados os acontecimentos da vida política e desportiva do país são, verdadeiramente, a essência do programa e é, também, com isso que os telespectadores contam”.

No entanto, segundo a ERC, apesar de o programa televisivo “Isto É Gozar Com Quem Trabalha” não ser um programa de carácter informativo, “num programa em que a política se cruza com o entretenimento” e contando que “os candidatos convidados para o programa beneficiam de grande visibilidade para apresentar os seus programas eleitorais, convicções e personalidade”, a SIC deve “respeitar os princípios que enformam a atividade dos órgãos de comunicação social durante o período eleitoral”.

Além disso, a ERC disse ainda que “um programa de entretenimento, apesar de beneficiar de uma maior margem de discricionariedade na forma como aborda o período eleitoral, não pode — atento o seu potencial para conferir visibilidade aos candidatos e influenciar o sentido de voto —, deixar de ser objeto de avaliação de acordo com os princípios que enformam a atividade dos órgãos de comunicação social durante o período eleitoral”.

Dessa forma, a entidade salientou que a escolha de não “convidar determinadas candidaturas para o programa imporia à SIC um especial cuidado em compensar desequilíbrios em virtude de opções editoriais no âmbito dos seus programas de entretenimento”.

 

+ notícias: País

Número de desempregados sobe 6% em março

O número de desempregados inscritos nos centros de emprego caiu 1,9% em março face a fevereiro, mas subiu 6% em termos homólogos, totalizando 324.616, segundo dados do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP).

Euromilhões. Já são conhecidos os números e estrelas que valem 120 milhões de euros

Já foram revelados os números que compõem a chave do sorteio desta sexta-feira, 031/2024.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".