Braga é uma das três cidades finalistas candidatas a Capital Europeia da Democracia

Braga é uma das três cidades finalistas candidatas a Capital Europeia da Democracia
| Norte
Porto Canal / Agências

Braga é uma das três cidades finalistas candidatas a Capital Europeia da Democracia, numa lista que conta ainda com Barcelona e Bruxelas, foi esta segunda-feira anunciado.

Em comunicado, a Câmara de Braga refere que esta é uma iniciativa “que pretende destacar a inovação democrática e promover a coesão, oportunidades de colaboração e participação da sociedade”.

A primeira Capital Europeia da Democracia será escolhida por 10 mil cidadãos de todos os estados-membros do Conselho da Europa e vai ser anunciada em janeiro.

“Este é mais um motivo de orgulho para Braga e para as suas instituições. Fazer parte desta lista restrita ao lado de duas das principais cidades europeias, como são Barcelona e Bruxelas, é o claro reconhecimento do sucesso das nossas políticas de abertura do processo de decisão democrática a toda a sociedade, de reforço da cidadania e de promoção de uma forte colaboração entre todos os agentes de desenvolvimento que têm sido cruciais para o sucesso de todas as políticas municipais”, refere o presidente da Câmara de Braga, Ricardo Rio.

Após visitas às cidades candidatas, o júri de especialistas avaliou, no início deste mês, os programas das cidades candidatas e selecionou as três finalistas.

O objetivo da Capital Europeia da Democracia é estabelecer um espaço de colaboração em que os cidadãos da Europa se envolvam e experimentem novas formas de democracia participativa e inclusiva.

Em julho, eram 22 as cidades que concorriam para se tornarem a primeira Capital Europeia da Democracia.

Numa segunda fase, estavam em análise a candidatura das cidades portuguesas de Cascais e Valongo, assim como Antuérpia (Bélgica), Barcelona (Espanha), Bolonha (Itália), Bruxelas (Bélgica), Burgos (Espanha), Linz (Áustria), Metz (França), Opole (Polónia), Rzeszow (Polónia) e Sarajevo (Bósnia e Herzegovina).

+ notícias: Norte

Ponte de arame entre Amarante e Celorico de Basto ficará pronta em junho

A empreitada da ponte de arame que ligará Amarante e Celorico de Basto, nas freguesias de Rebordelo e Arnoia, está a decorrer “a bom ritmo”, comunicou a Associação de Municípios Douro e Tâmega (AMDT) numa publicação na rede social de Facebook.

Homem com 50 anos desaparecido no rio Douro em Bragança

Um pescador lúdico com cerca de 50 anos de idade está desaparecido desde o início da tarde desta terça-feira, no rio Douro, junto à freguesia de Mazouco, no município de Freixo de Espada à Cinta, confirmou ao Porto Canal fonte da GNR de Bragança.

Espaços Cidadão instalados este ano em seis freguesias de Oliveira do Hospital

O Espaço Cidadão, que reúne diferentes entidades num único balcão, vai ser instalado este ano em seis freguesias do concelho de Oliveira do Hospital, revelou esta terça-feira a Câmara Municipal.