Alimentos apreendidos pela ASAE doados a pessoas e animais

Alimentos apreendidos pela ASAE doados a pessoas e animais
| País
Porto Canal

Toneladas de bens apreendidos pela Autoridade de Segurança Alimentar e Económica em boas condições vão parar a instituições que alimentam milhares de pessoas e animais, incluindo jardins zoológicos.

De acordo com a Autoridade de Segurança Alimentar e Económica, entre 2019 e 2022, houve um total de cerca de 194 ações de doação, vindas essencialmente de apreensões.

A notícia avançada pelo ‘Jornal de Notícias’ dá conta que relativamente às associações beneficiárias, zoos e instituições de animais, foram registados cerca de “3,87 toneladas de géneros alimentícios doados anualmente a seis zoos”, principalmente ao Zoo da Maia, Zoo de Santo Inácio, em Vila Nova de Gaia, e à Associação dos Amigos dos Animais de Santo Tirso. O canil de Tavira, o Parque Biológico da Serra da Lousã e o canil/gatil de Oliveira do Hospital são também beneficiários destas doações.

Na fase de decisão, ou seja, quando são selecionados os bens de consumo para doar e aqueles que têm de ir parar ao lixo, essencialmente, “por falta de licenciamento, ausência do número de controlo veterinário ou por terem data de validade ultrapassada”, participam duas entidades: a ASAE e as judiciárias.

Tendo em conta a informação avançada pelo ‘Jornal de Notícias’, entre 2019 e 2022, foram doadas 7,4 toneladas de géneros alimentícios a 16 instituições.

+ notícias: País

MB Way "em baixo". Transferências e pagamentos com dificuldades

Ao longo da manhã desta terça-feira, os utilizadores de MB Way estão a sentir dificuldades em utilizar a aplicação para fazer transferências e/ou pagamentos. A informação está a ser avançada pelo Jornal de Notícias que, após ter contactado a Sociedade Interbancária de Serviços (SIBS), fala em alguns “constrangimentos técnicos”.

Número de atropelamentos aumentou em março

A PSP detetou uma média de 510 infrações rodoviárias por dia em março, mês em que desceu o número de acidentes e feridos ligeiros, mas aumentaram os feridos graves e os atropelamentos comparativamente a março de 2023.

Portugal é o 13º país com o maior nível de literacia financeira

Portugal ocupava, no ano passado, o 13.º lugar no indicador global de literacia financeira, em 39 países participantes num inquérito, estando ainda na 7.ª posição no indicador de bem-estar financeiro, adiantou o Conselho Nacional de Supervisores Financeiros.