Serviços mínimos da greve da TAP decididos hoje. Há 360 voos cancelados e oito milhões de euros em jogo

Serviços mínimos da greve da TAP decididos hoje. Há 360 voos cancelados e oito milhões de euros em jogo
| País
Porto Canal

O Tribunal Arbitral vai decidir esta segunda-feira os serviços mínimos para a greve dos tripulantes de cabine da TAP marcada para quinta e sexta-feira, 8 e 9 de dezembro. O tribunal vai definir quantos voos têm de ser garantidos, mas a companhia aérea portuguesa já cancelou, preventivamente, 360 voos.

Foi a 3 de novembro que os tripulantes de cabine da TAP, membros do Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil (SNPVAC), votaram um pré-aviso de greve, aprovado por maioria. A partir daí, TAP e sindicato começaram a acautelar os efeitos da paralisação, mas ainda não se chegou a acordo entre trabalhadores e transportadora.

360 voos cancelados e oito milhões de prejuízo

Para já, a TAP cancelou 360 voos programados para os dois dias de greve, que coincidem com o feriado religioso que celebra a Imaculada Conceição, e a “ponte” de sexta-feira. Em comunicado, a companhia aérea justifica os cancelamentos para “evitar que os clientes com voos reservados para estas datas sejam ainda mais afetados pela incerteza sobre se o seu voo, devido à greve, terá ou não lugar”. A empresa já começou a propor “voos alternativos, em datas diferentes”, e publicou uma decisão interna que dá a possibilidade de remarcação de datas de viagens entre os dias 28 de novembro e 19 de dezembro sem custos para os passageiros.

Segundo a diretora-executiva da companhia, Christine Ourmières-Widener, citada pela Lusa, serão afetados cerca de 50 mil passageiros, com perda de oito milhões de euros em receitas.

Ainda há esperança de acordo

Até dia 6 de dezembro, data para a qual está agendada nova Assembleia-Geral do SNPVAC, o sindicato vai tentar chegar a um acordo com a companhia aérea, independentemente da decisão do Tribunal Arbitral. Ao jornal Público, a TAP critica a “inflexibilidade” do SNPVAC, que se “recusou a antecipar a consulta aos seus membros, que só está programada para 6 de dezembro, apenas dois dias antes do início da greve”.

As queixas dos tripulantes de cabine

Em causa está a oposição do sindicato ao novo Acordo de Empresa proposto pela companhia, que o SNPVAC diz não cumprir em três cláusulas do Regulamento de Utilização e Prestação de Trabalho (RUPT) – um erro “altamente lesivo para a vida pessoal e profissional dos tripulantes de cabine e atentatórias do A.E. vigente”.

Resumidamente, os tripulantes de cabine criticam a falta de planeamento da companhia na questão de rotas e nomeação para serviços de assistência, obrigando os trabalhadores a constantes reajustes de horários e dias de serviço.

+ notícias: País

Pingo Doce apresenta queixa sobre "campanha enganosa" do Lidl

O Pingo Doce apresentou uma queixa à Direção-Geral do Consumidor (DGC) e ao Instituto de Auto Regulação Publicitária sobre uma campanha publicitária do Lidl, na qual é feita uma comparação de preços entre supermercados, que diz ser enganosa.

Caixa de medicamento "antifascista" colocada na campa de Salazar

No cemitério do Vimieiro, em Santa Comba Dão, foi colocada uma enorme caixa de medicamentos na campa de António de Oliveira Salazar. Autoria do artista português Bordalo II, o “probiótico antifascista” tem o nome de “Liberdade” e o vídeo partilhado pelo próprio nas redes sociais já está a gerar uma forte onda de contestação, a poucos dias das comemorações dos 50 anos do 25 de abril.

Arquitetos querem salário de 1300 euros à entrada da profissão

O SINTARQ - Sindicato dos Trabalhadores em Arquitectura convocou esta terça-feira todos os profissionais para discutir e aprovar as primeiras tabelas salariais para o setor da arquitetura, nomeadamente a proposta de 1.300 euros de salário de entrada na profissão.