Preço dos combustíveis não baixa na próxima semana. Governo vai mexer no Imposto sobre os Produtos Petrolíferos 

Preço dos combustíveis não baixa na próxima semana. Governo vai mexer no Imposto sobre os Produtos Petrolíferos 
| País
Porto Canal

O preço dos combustíveis não vai descer no início da semana, porque o Governo decidiu cortar no desconto que está a ser aplicado no Imposto sobre os Produtos Petrolíferos (ISP).

O imposto vai ser reduzido em 3,9 cêntimos por litro no gasóleo e 2,4 cêntimos por litro na gasolina.

Esta decisão deverá anular a descida do preço dos combustíveis prevista para a próxima semana, que apontava para menos 3 cêntimos no gasóleo e menos 1 cêntimo na gasolina.

O preço do gasóleo pode manter-se, mas a gasolina deve ficar mais cara 1 cêntimo e meio a partir de segunda-feira.

O gasóleo está a descer há sete semanas consecutivas e a gasolina há um mês.

Bloco de Esquerda considera mexida no ISP "incompreensível" e "imperdoável"

"É absolutamente incompreensível a decisão do Governo de subir o ISP e com isso anular a descida que se esperava que existisse amanhã [segunda-feira] nos combustíveis. Os combustíveis têm tido preços absurdos, preços que impactam em toda a economia e a atuação do Governo em não permitir a baixa de preços é uma atuação que vai prejudicar toda a gente", disse a líder do partido.

Porto Canal

Catarina Martins apontou que "Portugal é dos países onde os bens alimentares mais aumentaram", razão pela qual repetiu a crítica ao Governo por "não acompanhar a inflação".

"Temos um Governo que não permitiu a subida de salários e não acompanhou a inflação. Não controlou os preços", disse.

A coordenadora do Bloco de Esquerda defendeu "controlo das margens de preços e dos preços da energia" e admitiu que o ISP pode não ser a solução e frisou que "esta é uma situação impossível para o país".

+ notícias: País

Eis a chave do EuroDreams desta quinta-feira

A chave vencedora do prémio EuroDreams desta quinta-feira é composta pelos números 4 - 13 - 16 - 18 - 28 - 30 e pelo Número de Sonho 2.

Incêndios. Governo apela à limpeza dos terrenos rurais

A ministra da Administração Interna, Margarida Blasco, apelou esta quinta-feira a todos os portugueses proprietários de terrenos rurais para que procedam à sua limpeza, destacando que este ato é fundamental para a prevenção dos incêndios florestais.

Ministro da Educação disponível para devolver 20% por ano aos professores

O ministro da Educação mostrou-se, esta quinta-feira, disponível para negociar a recuperação do tempo de serviço, explicando que a proposta do Governo prevê começar a devolução este ano e os restantes 80% nos próximos quatro anos da legislatura.