"Queremos ganhar, não por nós, mas pela glória do FC Porto". Pinto da Costa apela à união

| Desporto
Porto Canal

Penafiel foi palco de mais uma festa do portismo que culminou com o tão aguardado discurso de Jorge Nuno Pinto da Costa. No epílogo de uma noite que começou com uma receção do presidente da Câmara local nos Paços do Concelho e seguiu para a inauguração da Casa do FC Porto naquela cidade, o presidente portista destacou o “fervor clubístico” das gentes penafidelenses e reforçou a ideia que havia veiculado durante a tarde nos Paços do Concelho: “Conto convosco e vocês também podem contar comigo. Todos juntos é que somos FC Porto”.

Um dia muito feliz
“Ao fim de 40 de presidência do FC Porto é-me difícil dizer algo de novo. Mas verifico hoje, e já o tinha dito à tarde aos meus diretores que comigo vieram para aqui, que continuo a sentir a mesma emoção, o mesmo sentido de fervor clubístico como senti há 40 anos pela primeira vez. Hoje proporcionaram-me um dia muito feliz. Fico sem jeito quando me fazem muitos elogios, gosto mais de os ouvir dizer mal de mim porque me dá um gozo enorme e por isso é que às vezes ligo a CMTV.”

Paixão transmitida de geração em geração
“Naturalmente que a grande alegria que levo daqui hoje é ver tantos jovens e crianças no rumo do Dragão. É um sinal de homenagem que tenho de dar, aos mais velhos que no tempo que pouco ganhávamos e aos mais novos quando começámos a ser melhores, conseguiram transmitir aos filhos, netos e crianças aqui presentes esse sentimento de amor pelo FC Porto.”

Três anos que servem de exemplo
“Hoje, com a inauguração da nossa Casa aqui em Penafiel acho que se deu um passo importante. Costumo dizer que inaugurar uma casa não é fácil, mas também não é difícil. Difícil é mantê-la fiel ao pensamento de futuro dos que a inauguram. Esta Casa dá-nos a garantia de que não há dúvidas de que vai ser assim. Já tem três anos de existência, passados em tempos terríveis de pandemia, mas estiveram sempre à altura das necessidades das pessoas, dos jovens, conseguiram confraternizar e criar eventos de que se devem orgulhar.”

Em prol do bem comum
“Saio daqui com a certeza absoluta de que esta Casa vai receber toda a gente, vai ajudar toda a gente e vai saber aproveitar esta juventude que ama já o FC Porto. Tenho a certeza disso e vou realmente feliz, por isso devem sentir uma consciência muito tranquila e uma alegria muito forte porque estão a contribuir para o bem dos outros.”

Sonhador como Pessoa
“Fernando Pessoa escreveu «não sou nada, nunca serei nada, nunca quererei ser nada, à parte disso tenho em mim todos os sonhos do mundo». Não sou nada como ninguém é. Isolados não somos nada, mas em conjunto, unidos como hoje aqui estamos, nós todos e eu em particular, continuo a ter todos os sonhos do mundo. Os meus sonhos são que o FC Porto seja cada vez maior, que o FC Porto seja cada vez mais um clube de gente que quer ajudar o próximo, um clube de gente que tem no espírito provocar felicidade em todos. Há muita gente que, quando o FC Porto vence, vai para as praças das suas terras festejar e, se não fossem esses êxitos, não teriam razão nenhuma para sorrir.”

Repto ao edil penafidelense
“É isso que temos de ter sempre na memória. Queremos ganhar, queremos vencer, não é por nós, mas pela glória do FC Porto. Para acrescentar algo à sua história, para proporcionar felicidade aos que precisam de nós. Hoje senti que esse é um dos motivos que me inspirou e uma das razões do seu trabalho.”

Em mãos divinas
“Levo-vos a todos no coração. Nunca esquecerei a maneira como me receberam, tanto aqui como na Câmara Municipal e como na Casa que inaugurámos. Podem ter a certeza que a vida é uma corrida com princípio e fim. Sabemos quando começou, ninguém sabe quando vai acabar, mas temos todos de pensar que enquanto Deus nos der vida e saúde não podemos ser egoístas.”

Meta delineada
“Temos de lutar para que o mundo seja melhor, para que não haja gente a dormir nas ruas, para que não haja crianças sem o mínimo indispensável. Tenho a certeza de que essa é uma das funções que esta Casa terá como objetivo e missão. Por isso digo-vos que conto com todos para que esta Casa seja a número um em Portugal, para que seja o orgulho de todos os portistas. Conto convosco e vocês também, todos em geral e cada um em particular, podem contar comigo. Todos juntos, todos unidos é que somos FC Porto. Muito obrigado e viva o FC Porto!”.

+ notícias: Desporto

FC Porto: Quatro listas apresentadas para as eleições

São quatro as listas que ambicionam concorrer às eleições do FC Porto que se realizam a 27 de abril. Nos termos dos Estatutos, esta quinta-feira terminou o prazo para entrega ao presidente da Mesa da Assembleia Geral, Lourenço Pinto, dos nomes dos cabeças de lista de cada candidatura para os diferentes órgãos sociais, assim como dos termos de aceitação dos candidatos e de um mínimo de 300 assinaturas de associados sénior no pleno gozo dos seus direitos.

FC Porto: Prossegue a preparação para o regresso à competição

O FC Porto voltou a trabalhar nesta quinta-feira no Centro de Treinos e Formação Desportiva PortoGaia, no Olival, onde continua a preparar o jogo com o Estoril (sábado, 20h30, Sport TV), no Estádio António Coimbra da Mota, a contar para a 27.ª jornada do campeonato.

FC Porto (Andebol): Fase final arranca no Dragão Arena e termina em Alvalade

O FC Porto vai arrancar a fase final do campeonato nacional em casa, diante do Benfica, no fim de semana de 13 e 14 de abril, e vai terminar o percurso na presente edição da prova no fim de semana de 25 e 26 de maio, no pavilhão João Rocha, frente ao Sporting, ditou o sorteio realizado esta quinta-feira na sede da Federação Portuguesa de Andebol.