FC Porto (Andebol): Missão cumprida antes de mais uma noite de gala

FC Porto (Andebol): Missão cumprida antes de mais uma noite de gala
| Desporto
Porto Canal

Os 'azuis e brancos' bateram o ADA Maia por 40-29 na 11.ª jornada do Andebol 1.

Sem Rui Silva, Nikola Mitrevski e Fábio Magalhães, já a pensar no jogo da próxima quarta-feira frente ao PSG (19h45, Porto Canal, FC Porto TV), o FC Porto superiorizou-se naturalmente a um também desfalcado ADA Maia (40-29) na 11.ª jornada do campeonato. Nikolaj Laeso foi o melhor marcador azul e branco na partida com 9 golos apontados.

Com Mitrevski de fora da ficha de jogo, foi Sebastian Frandsen que começou na baliza e foi mesmo o destaque dos primeiros minutos da partida. O guardião dinamarquês fez cinco defesas nos primeiros 10 minutos e permitiu aos Dragões estarem com o dobro dos golos do adversário a meio da primeira parte (8-4).

Sem impor um ritmo elevado, mas fazendo sempre notar a agressividade positiva e a envergadura na defesa, os portistas foram construindo durante os 30 minutos inaugurais uma vantagem confortável que esteve situada nos oito golos (16-8), mas foi reduzida até ao intervalo (18-13). António e Areia e Nikolaj Laeso eram, por essa altura, os melhores marcadores portistas no jogo, ambos com quatro golos apontados.

No regresso dos balneários, Magnus Andersson rodou a equipa e entraram Diogo Branquinho, Miguel Alves, Daymaro Salina e Francisco Fontes. Este último, jovem habitual titular da equipa B azul e branca, deixou indicações muito positivas com intervenções seguras em momentos-chave da partida.

Com simplicidade nos processos ofensivos e um Nikolaj Laeso no seu melhor, apesar de a eficácia coletiva não ter estado no seu auge, o FC Porto alargou a vantagem de 21-17 para 26-18 e obrigou Nuno Silva a pedir um desconto de tempo (36m). Mesmo depois da paragem, os portistas só pararam a sequência quando atingiram os 11 golos de diferença (29-18), vantagem que acabou por se estender até final (40-29).

“Não estivemos assim tão bem, mas foi bom. Na primeira parte, cometemos muitos erros, mas acabámos por ganhar e é o mais importante. Acho que estamos a jogar cada vez melhor, temos jogadores novos e leva mais tempo a adaptarem-se. Perder muitos jogos na Liga dos Campeões não é fácil, embora tenhamos jogado bem em alguns, e nunca podemos esquecer que jogamos contra equipas muito boas. Espero que estes resultados nos deem mais energia para conseguirmos melhores resultados. Todos sabem o que vale o Nikolaj, é preciso ter paciência, o que não existe no desporto. É preciso tempo para se adaptar a uma nova equipa que joga de forma diferente. Estou muito contente pela equipa e por ele.”, disse Magnus Andersson após o término do encontro.

FICHA DE JOGO

FC PORTO-ADA MAIA, 40-29
Andebol 1, 11.ª jornada
3 de dezembro de 2022
Dragão Arena

Árbitros: André Gameiro e Renato Marques

FC PORTO: Francisco Fontes e Sebastian Frandsen (g.r.); Pedro Valdés (1), André Sousa (2), Victor Iturriza (2), Jakob Mikkelsen (5), Pedro Cruz (6), Diogo Oliveira (3), Nikolaj Læsø (9), Daymaro Salina, Ignacio Plaza, Jack Thurin (1), Leonel Fernandes (1), Diogo Branquinho (3), António Areia (4) e Miguel Alves (3)
Treinador: Magnus Andersson

ADA MAIA: David Sousa, Carlos Oliveira e Bruno Coelho (g.r.); Manuel Barrios (2), Rui Oliveira (12), Mário Silva, José Pedro (2), Pedro Castro, Miguel Salgado (2), João Carvalho (3), Gustavo Marques (3), Filipe Monteiro (2), Henrique Figueiredo (1), Fernando Costa (1), Nicolas Araújo (1) e João Oliveira
Treinador: Nuno Silva

Ao intervalo: 18-13

+ notícias: Desporto

FC Porto (Youth League): O trajeto dos jovens “Dragões” até ao topo da Europa

A equipa de Sub-19 do FC Porto mediu forças com Barcelona, Shakhtar Donetsk, AZ Alkmaar e Antuérpia na fase de grupos da UEFA Youth League, uma competição criada na temporada 2013/2014 e que coloca em campo os “craques” da formação dos melhores clubes da Europa. Superados os “tubarões”, no caminho para a final da prova europeia, os “Dragões” vão, esta sexta-feira, tentar ultrapassar o AC Milan, o sétimo classificado do campeonato italiano de Sub-19.

FC Porto (Voleibol): A primeira já está

O FC Porto recebeu e bateu nesta quinta-feira o PV Colégio Efanor (3-1), no Dragão Arena, e está em vantagem na final do Play-off do Campeonato Nacional da 1.ª Divisão, disputada à melhor de cinco.

FC Porto (Voleibol): Já estão disponíveis os bilhetes para o FC Porto-PV Colégio Efanor

Jogo 3 da final do Play-off do campeonato disputa-se na próxima quinta-feira (18h00), no Dragão Arena.