FC Porto (Basquetebol): Dragões imparáveis desde o primeiro minuto

FC Porto (Basquetebol): Dragões imparáveis desde o primeiro minuto
| Desporto
Porto Canal

Os 'azuis e brancos' venceram a Ovarense (91-63) na 11.ª jornada da Liga Portuguesa de Basquetebol

Depois de concluída a fase de grupos da FIBA Europe Cup, que terminou com a passagem à etapa seguinte da competição internacional, o FC Porto voltou em grande ao campeonato com um triunfo convincente frente à Ovarense (91-63) na 11.ª ronda da Liga Portuguesa de Basquetebol. Os portistas subiram assim ao segundo lugar da tabela classificativa e somam agora 19 pontos fruto das nove vitórias e uma derrota alcançadas nos dez jogos disputados.

Max Landis foi o nome mais ecoado no Dragão Arena nos primeiros cinco minutos do encontro. O base norte-americano marcou uns impressionantes 10 pontos no arranque da partida – mais do que a equipa adversária em todo o primeiro quarto (9) – e contribuiu significativamente para a vantagem de oito pontos que obrigou o treinador oponente a pedir um desconto de tempo. Mesmo depois da paragem, o domínio azul e branco imperou e, até ao soar da buzina para marcar o término da dezena de minutos inaugural, o FC Porto marcou 13 pontos e a Ovarense apenas dois (28-9).

Num segundo período bem mais equilibrado, a motivação e o acerto dos atletas às ordens de Fernando Sá fizeram a diferença para os Dragões acumularem mais seis pontos à diferença entre os dois conjuntos e alcançarem uma vantagem expressiva de 25 pontos ao intervalo (51-26).

Atrás do prejuízo, a Ovarense entrou melhor na segunda parte e esteve mesmo à frente do placar no que ao terceiro período diz respeito durante sete minutos e meio. A partir daí, Michael Finke (quatro pontos) e Teyvon Myers (três pontos) ainda estenderam mais a liderança azul e branca (73-44). No último quarto de um jogo que já estava resolvido, Fernando Sá procurou rodar a equipa e dar minutos aos jogadores menos utilizados, já que este é um fim de semana de jornada dupla na Liga. Todos os atletas na ficha de jogo pontuaram e os Dragões terminaram a partida com 28 pontos de vantagem, muito devido aos 16 pontos de Teyvon Myers, aos 14 de Michael Finke e aos 13 de Max Landis.

“Foi uma vitória muito importante perante uma equipa que está a fazer um grande campeonato. No aspeto defensivo, ao nível da qualidade individual e coletiva, estivemos muito bem e saio muito satisfeito. Quando se defende bem, ganha-se confiança e acho que foi por aí. Apesar de em alguns jogos nas competições europeias não termos conseguido resultados positivos, os jogadores têm dado uma resposta extraordinária a nível interno e é isso que espero amanhã. Empenho, dedicação, entrega, responsabilidade e profissionalismo tenho a certeza que eles vão ter e isso deixa-me muito tranquilo, não só para o jogo de amanhã, mas para o futuro também”, afirmou Fernando Sá no final do jogo.

Neste domingo, o FC Porto volta a ter novo teste no campeonato. Os portistas deslocam-se a Aveiro para defrontar o Esgueira (17h00, RTP 2).

FICHA DE JOGO

FC PORTO-OVARENSE, 91-63
Liga Portuguesa de Basquetebol, 11.ª jornada
3 de dezembro de 2022
Dragão Arena

Árbitros: Hugo Silva, Diogo Martins e Frederico Maia

FC PORTO: Teyvon Myers (16), Francisco Amarante (2), Max Landis (13), Miguel Queiroz (4) e Michael Finke (14)
Suplentes: Miguel Maria Cardoso (7), Vlad Voytso (7), Keven Gomes (4), João Guerreiro (10), Brian Conklin (10) e Charlon Kloof (4)
Treinador: Fernando Sá

OVARENSE: Jacoby Armstrong (14), Davell Roby (9), Francisco Amiel (7), Cândido Sá e Jordan Robertson (16)
Suplentes: Cristovão Cordeiro (5), Nuno Morais, Rodrigo Soeiro (3), André Palavra, Brandon Peel (3), Benjamin Okhotin (4) e Pedro Pinto (2)
Treinador: João Tiago

Ao intervalo: 51-26
Parciais: 28-9; 23-17; 22-18; 18-19

+ notícias: Desporto

FC Porto: Quatro listas apresentadas para as eleições

São quatro as listas que ambicionam concorrer às eleições do FC Porto que se realizam a 27 de abril. Nos termos dos Estatutos, esta quinta-feira terminou o prazo para entrega ao presidente da Mesa da Assembleia Geral, Lourenço Pinto, dos nomes dos cabeças de lista de cada candidatura para os diferentes órgãos sociais, assim como dos termos de aceitação dos candidatos e de um mínimo de 300 assinaturas de associados sénior no pleno gozo dos seus direitos.

FC Porto (Andebol): Fase final arranca no Dragão Arena e termina em Alvalade

O FC Porto vai arrancar a fase final do campeonato nacional em casa, diante do Benfica, no fim de semana de 13 e 14 de abril, e vai terminar o percurso na presente edição da prova no fim de semana de 25 e 26 de maio, no pavilhão João Rocha, frente ao Sporting, ditou o sorteio realizado esta quinta-feira na sede da Federação Portuguesa de Andebol.

FC Porto: Nuno Lobo oficializou candidatura à presidência

Nuno Lobo é oficialmente candidato à presidência do FC Porto depois de entregar as assinaturas necessárias para concorrer ao ato eleitoral agendado para o dia 27 de abril. Esta quinta-feira, Nuno Lobo esteve no Museu FC Porto, onde foi recebido por Lourenço Pinto. À saída, o candidato que também o foi em 2020, falou à FC Porto TV e ao Porto Canal e acredita que “tudo vai correr de forma exemplar no dia 27”.