Distrito de Vila Real com 4 mortos e 18 alertas de incêndio urbano desde outubro

Distrito de Vila Real com 4 mortos e 18 alertas de incêndio urbano desde outubro
| Norte
Porto Canal

No distrito de Vila Real foram contabilizados 18 incêndios urbanos desde o dia 1 de outubro, dos quais resultaram quatro vítimas mortais, dois feridos e dois desalojados, segundo disse o comandante operacional distrital, Miguel Fonseca, esta sexta-feira.

O caso mais grave aconteceu esta sexta-feira, em Sabrosa, onde três pessoas, um casal com 74 e 80 anos e uma filha de 56 anos, morreram depois de um incêndio ter atingido a habitação onde viviam. Dois jovens de 16 e 20 anos conseguiram sair da casa ilesos.

O comandante dos Bombeiros de Sabrosa, José Barros, referiu que as suspeitas sobre a origem deste incêndio recaem sobre um “qualquer sistema de aquecimento” e que o incêndio vai ser investigado pela Polícia Judiciária (PJ) de Vila Real.

A 11 de novembro, uma nonagenária perdeu a vida também na sequência de um incêndio numa habitação na aldeia de São Cibrão, concelho de Vila Real. Quanto chegaram ao local, os bombeiros da Cruz Verde encontraram a casa tomada pelas chamas e a vítima carbonizada. Nesta ocorrência, uma outra mulher, com 50 anos, ficou com ferimentos ligeiros quando tentou ajudar a idosa.

A 23 de novembro, as chamas destruíram o primeiro andar de uma moradia na aldeia de Outeiro, no concelho de Montalegre. Um casal conseguiu sair da habitação sem ferimentos. Segundo o CODIS Miguel Fonseca, a maior parte das 18 ocorrências registadas no distrito diz respeito a situações relacionadas com chaminés, lareiras e braseiras.

“Todos os cuidados são poucos quando estamos a falar de dispositivos de combustão, principalmente aqueles que têm pouca proteção, como é o caso das lareiras e das braseiras”, referiu. O comandante alertou para um aspeto que costuma “ser minimizado” e que diz respeito à falta de manutenção em chaminés, ou seja falta de limpeza periódica e um acumular de materiais que, depois, podem causar ocorrências.

Miguel Fonseca recordou alguns conselhos de segurança para evitar este tipo de ocorrências como garantir que, durante a noite e não há supervisão, as lareiras e braseiras ficam apagadas, evitar contacto com tecidos, tapetes, fibras e desligar outros equipamentos de aquecimento.

“Muito cuidado neste período natalício com a questão das ligações elétricas para as iluminações de Natal. Ter algum cuidado também quando há animais em casa”, alertou ainda.

+ notícias: Norte

Matosinhos e CCDR-N querem abrir ao público Quinta de São Gens

A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N) e a Câmara de Matosinhos querem abrir ao público a Casa e Quinta de São Gens, em Matosinhos, como um Parque de Natureza e Cultura, anunciaram esta quarta-feira.

Detido suspeito de incendiar casas de vizinhos e tentativa de homicídio em Santo Tirso

A Policia Judiciária (PJ) deteve um homem de 33 anos suspeito de incendiar casas de familiares e vizinhos em Santo Tirso, de detenção de arma proibida, tentativa de homicídio e dano e coação na forma tentada, foi esta terça-feira anunciado.

Menino de quatro anos esquecido no interior de viatura de transporte escolar em Fafe

Um menino, de 4 anos, ficou esquecido durante a manhã desta terça-feira no interior da viatura de transporte escolar que o deveria ter deixado numa escola do concelho de Fafe, distrito de Braga, segundo fonte da GNR.