Distrito de Vila Real com 4 mortos e 18 alertas de incêndio urbano desde outubro

Distrito de Vila Real com 4 mortos e 18 alertas de incêndio urbano desde outubro
| Norte
Porto Canal

No distrito de Vila Real foram contabilizados 18 incêndios urbanos desde o dia 1 de outubro, dos quais resultaram quatro vítimas mortais, dois feridos e dois desalojados, segundo disse o comandante operacional distrital, Miguel Fonseca, esta sexta-feira.

O caso mais grave aconteceu esta sexta-feira, em Sabrosa, onde três pessoas, um casal com 74 e 80 anos e uma filha de 56 anos, morreram depois de um incêndio ter atingido a habitação onde viviam. Dois jovens de 16 e 20 anos conseguiram sair da casa ilesos.

O comandante dos Bombeiros de Sabrosa, José Barros, referiu que as suspeitas sobre a origem deste incêndio recaem sobre um “qualquer sistema de aquecimento” e que o incêndio vai ser investigado pela Polícia Judiciária (PJ) de Vila Real.

A 11 de novembro, uma nonagenária perdeu a vida também na sequência de um incêndio numa habitação na aldeia de São Cibrão, concelho de Vila Real. Quanto chegaram ao local, os bombeiros da Cruz Verde encontraram a casa tomada pelas chamas e a vítima carbonizada. Nesta ocorrência, uma outra mulher, com 50 anos, ficou com ferimentos ligeiros quando tentou ajudar a idosa.

A 23 de novembro, as chamas destruíram o primeiro andar de uma moradia na aldeia de Outeiro, no concelho de Montalegre. Um casal conseguiu sair da habitação sem ferimentos. Segundo o CODIS Miguel Fonseca, a maior parte das 18 ocorrências registadas no distrito diz respeito a situações relacionadas com chaminés, lareiras e braseiras.

“Todos os cuidados são poucos quando estamos a falar de dispositivos de combustão, principalmente aqueles que têm pouca proteção, como é o caso das lareiras e das braseiras”, referiu. O comandante alertou para um aspeto que costuma “ser minimizado” e que diz respeito à falta de manutenção em chaminés, ou seja falta de limpeza periódica e um acumular de materiais que, depois, podem causar ocorrências.

Miguel Fonseca recordou alguns conselhos de segurança para evitar este tipo de ocorrências como garantir que, durante a noite e não há supervisão, as lareiras e braseiras ficam apagadas, evitar contacto com tecidos, tapetes, fibras e desligar outros equipamentos de aquecimento.

“Muito cuidado neste período natalício com a questão das ligações elétricas para as iluminações de Natal. Ter algum cuidado também quando há animais em casa”, alertou ainda.

+ notícias: Norte

Câmara de Gondomar aprova contas de 2023 com saldo positivo

A Câmara de Gondomar aprovou esta sexta-feira, com os votos contra da oposição, o relatório e contas de 2023, que apresenta um saldo positivo de 610 mil euros, situação que o presidente atribuiu aos conflitos na Ucrânia e em Gaza.

Terminaram buscas por jovem desaparecido em Gaia

As buscas permanentes pelo jovem de 16 anos desaparecido há uma semana no mar em Vila Nova de Gaia terminaram esta sexta-feira, sem sucesso, ao pôr-do-sol, revelou à Lusa o comandante da Capitania do Douro, Rui Lampreia.

Idoso carbonizado encontrado em Santa Maria da Feira

Um idoso foi encontrado morto já carbonizado em São João de Ver, no concelho de Santa Maria da Feira, avança o Correio da Manhã, citando fonte da GNR.