Jovens que perderam a mãe e os avós no incêndio serão realojados, garante Proteção Civil

Jovens que perderam a mãe e os avós no incêndio serão realojados, garante Proteção Civil
| Norte
Porto Canal / Agências

A Proteção Civil Municipal de Sabrosa está a preparar o realojamento dos dois jovens que conseguiram sair ilesos da casa onde um incêndio provocou esta sexta-feira a morte à sua mãe e avós, segundo o vereador responsável.

O vereador da Proteção Civil de Sabrosa, António Araújo, disse à agência Lusa que os serviços municipais fizeram o acompanhamento da situação desde o início, nomeadamente dos dois jovens de 16 e 20 anos que conseguiram sair da habitação e que deram o alerta para o incêndio.

O responsável contou que os dois jovens relataram que saíram da casa por uma janela. Dentro da habitação foram encontradas três vítimas mortais, designadamente a mãe dos dois rapazes, com 56 anos, e os seus avós, de 74 e 80 anos.

"Acionámos logo os serviços de ação social, que compareceram no local para dar apoio psicológico a esses jovens e outros familiares, que entretanto chegaram", referiu António Araújo. Segundo o responsável foram mobilizados psicólogos da autarquia, também do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) e ainda elementos da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ).
"Estamos neste momento a preparar o realojamento do menor e do irmão e a fazer o acompanhamento de todos os familiares diretos. Esta família está toda destroçada", frisou o responsável.

A Proteção Civil, de acordo com o vereador, está a avaliar soluções para o realojamento dos jovens. As causas do incêndio vão ser investigadas pela Polícia Judiciária (PJ) de Vila Real, que foi chamada ao local.

"As autoridades estão a investigar. De acordo com as informações que fomos recolhendo no local, suspeita-se que a origem do incêndio se deverá a um sistema de aquecimento, não se sabe bem qual", referiu António Araújo.

Com a chegada do tempo frio e da necessidade de aquecimento das casas, o vereador apelou às pessoas para um "cuidado extremo", principalmente em casas mais antigas e onde haja mais material combustível e no uso de sistema de aquecimento que possam produzir dióxido de carbono e gases tóxicos e que possam provocar incêndios.

"Fazemos um apelo às pessoas para terem um cuidado extremo. O frio chegou em força, as pessoas precisam de se aquecer, mas é preciso ter um cuidado extremo e fazemos um apelo às pessoas para que esse cuidado seja constante", frisou António Araújo.

O alerta para o incêndio na casa, localizada no centro da vila de Sabrosa, foi dado pelas 05h00 e para o local foram mobilizados os bombeiros, GNR, PJ, INEM e elementos da Proteção Civil.

+ notícias: Norte

Homem de 80 anos atropelado por trator em Bragança

Um idoso de 80 anos de idade sofreu ferimentos, após ser atropelado por um trator na freguesia de Freixiel em Vila Flor, no distrito de Bragança, apurou o Porto Canal.

Ponte de arame entre Amarante e Celorico de Basto ficará pronta em junho

A empreitada da ponte de arame que ligará Amarante e Celorico de Basto, nas freguesias de Rebordelo e Arnoia, está a decorrer “a bom ritmo”, comunicou a Associação de Municípios Douro e Tâmega (AMDT) numa publicação na rede social de Facebook.

STCP marca 50 anos do 25 de abril com testemunhos e objetos no Museu do Carro Elétrico

A Sociedade de Transportes Coletivos do Porto (STCP) vai assinalar os 50 anos do 25 de Abril, a partir desta terça-feira e durante um ano, com testemunhos de trabalhadores e objetos passados, no Museu do Carro Elétrico.