Cimeira EUA-França. Fim da guerra na Ucrânia? Biden disposto a dialogar com Putin

Cimeira EUA-França. Fim da guerra na Ucrânia? Biden disposto a dialogar com Putin
| Mundo
Porto Canal

Biden diz que está disposto a reunir-se com Putin, mas apenas se a Rússia estiver disposta a terminar o conflito. Os presidentes Joe Biden e Emmanuel Macron defenderam ainda a importância de uma aliança forte entre os dois países. 

Joe Biden, na conferência de imprensa após a cimeira bilateral com Macron, admitiu estar "preparado para dialogar" com o líder russo se "houver efetivamente um interesse da parte dele em encontrar uma forma de terminar a guerra". "Se for esse o caso, e em consulta com os meus amigos franceses e da NATO, estarei feliz em sentar-me com Putin para perceber o que quer e o que tem em mente". Contudo, Biden acrescentou que não tem qualquer indicação de que Putin tenha para já esse interesse.

O presidente norte-americano realçou que a união dos dois países está a ser essencial para impedir os avanços russos na Ucrânia. "Como aliados na NATO, em conjunto com a União Europeia e o G7, e parceiros por todo o mundo, a França e os Estados Unidos estão a conter a ambição de conquista de Vladimir Putin e a guerra brutal da Rússia contra a Ucrânia, que mais uma vez destruiu a paz no continente europeu."

"Os Estados Unidos não poderiam pedir um parceiro melhor para trabalhar do que a França", disse Biden numa breve declaração.

Assim como Biden, Macron destacou que os dois países lutaram lado a lado em muitas guerras. Em relação à aliança ocidental, que ajuda a Ucrânia a enfrentar a invasão russa, o chefe de Estado francês disse que é preciso voltar a "ser irmãos de armas". "Perante o regresso da guerra a solo europeu na sequência da agressão russa contra a Ucrânia, e face às múltiplas crises que atingem os nossos países e as nossas sociedades, temos de saber voltar a ser irmãos de armas.

Macron está de visita aos Estados Unidos da América com o objetivo de estreitar relações entre os dois países. Esta é a primeira visita de Estado em que Joe Biden é anfitrião, desde a tomada de posse em janeiro de 2021.

 

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.