Cimeira EUA-França. Fim da guerra na Ucrânia? Biden disposto a dialogar com Putin

Cimeira EUA-França. Fim da guerra na Ucrânia? Biden disposto a dialogar com Putin
| Mundo
Porto Canal

Biden diz que está disposto a reunir-se com Putin, mas apenas se a Rússia estiver disposta a terminar o conflito. Os presidentes Joe Biden e Emmanuel Macron defenderam ainda a importância de uma aliança forte entre os dois países. 

Joe Biden, na conferência de imprensa após a cimeira bilateral com Macron, admitiu estar "preparado para dialogar" com o líder russo se "houver efetivamente um interesse da parte dele em encontrar uma forma de terminar a guerra". "Se for esse o caso, e em consulta com os meus amigos franceses e da NATO, estarei feliz em sentar-me com Putin para perceber o que quer e o que tem em mente". Contudo, Biden acrescentou que não tem qualquer indicação de que Putin tenha para já esse interesse.

O presidente norte-americano realçou que a união dos dois países está a ser essencial para impedir os avanços russos na Ucrânia. "Como aliados na NATO, em conjunto com a União Europeia e o G7, e parceiros por todo o mundo, a França e os Estados Unidos estão a conter a ambição de conquista de Vladimir Putin e a guerra brutal da Rússia contra a Ucrânia, que mais uma vez destruiu a paz no continente europeu."

"Os Estados Unidos não poderiam pedir um parceiro melhor para trabalhar do que a França", disse Biden numa breve declaração.

Assim como Biden, Macron destacou que os dois países lutaram lado a lado em muitas guerras. Em relação à aliança ocidental, que ajuda a Ucrânia a enfrentar a invasão russa, o chefe de Estado francês disse que é preciso voltar a "ser irmãos de armas". "Perante o regresso da guerra a solo europeu na sequência da agressão russa contra a Ucrânia, e face às múltiplas crises que atingem os nossos países e as nossas sociedades, temos de saber voltar a ser irmãos de armas.

Macron está de visita aos Estados Unidos da América com o objetivo de estreitar relações entre os dois países. Esta é a primeira visita de Estado em que Joe Biden é anfitrião, desde a tomada de posse em janeiro de 2021.

 

+ notícias: Mundo

Escândalo sexual expulsa Príncipe André do Palácio de Buckingham

O príncipe André, de 62 anos, foi expulso de vez do Palácio de Buckingham, residência oficial da família real britânica, pelo rei Carlos III. Segundo avança o jornal britânico ‘The Sun’, o Duque de York terá dito a amigos próximos que nos detalhes sobre o caso de abuso sexual vão ser públicos em breve.

Mais de 6500 russos ligaram para linha de deserção "Eu quero viver"

Mais de 6500 russos ligaram para a linha de deserção: "Eu quero viver". Trata-se de uma linha direta criada pela Ucrânia em setembro de 2022. 

"Longa vida à Rússia". Pai de Djokovic visto ao lado de apoiantes de Putin no Open da Austrália

Srdjan Djokovic, pai de Novak Djokovic, foi filmado, na noite de quarta-feira, a posar com manifestantes pró-Rússia, envergando bandeiras com a cara de Vladimir Putin e sinais com a letra 'Z', de apoio às forças militares do país.