Projeto "Ponte nas ondas" integra Boas Práticas de Património Imaterial da UNESCO

Projeto "Ponte nas ondas" integra Boas Práticas de Património Imaterial da UNESCO
| Norte
Porto Canal/ Agências

O projeto luso-galaico “Ponte nas Ondas” foi esta quinta-feira reconhecido pela UNESCO, em Rabat, Marrocos, passando a integrar o Registo de Boas Práticas de Salvaguarda de Património Cultural Imaterial daquela organização internacional, tornando-se na primeira candidatura portuguesa da lista.

A confirmação aconteceu na 17.ª sessão do Comité Intergovernamental para a Salvaguarda do Património Cultural Imaterial da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO, na sigla em inglês), que está a decorrer há dias em Rabat, Marrocos.

Em comunicado enviado às redações, a Associação Cultural e Pedagógica Ponte...nas Ondas! congratulou-se com o reconhecimento de “um programa cultural nascido nas aulas portuguesas e galegas [que] foi considerado pela UNESCO um exemplo para o mundo”.

De acordo com o texto, a UNESCO destacou ainda “o empenho dos professores que há mais de 25 anos sensibilizam os mais novos sobre a preservação do património cultural na fronteira de Galiza e Portugal”.

Segundo a associação, a UNESCO realçou ainda que “a utilização das rádios escolares, a lusofonia, o rico legado da tradição cultural” comum às duas regiões vizinhas “e o êxito entre os mais jovens impulsionaram este programa educativo sobre a divulgação do património”.

Para a UNESCO, “tudo isto serve de inspiração para o entendimento em zonas transfronteiriças e em países em desenvolvimento”.

Também em comunicado, a Direção-Geral do Património Cultural (DGPC) felicitou a Associação Cultural e Pedagógica Ponte…nas ondas pela inscrição da sua candidatura, sublinhando tratar-se da “primeira vez que Portugal vê inscrita uma candidatura no registo de Boas Práticas de Salvaguarda da UNESCO”.

A DGPC “enaltece a importância deste projeto transfronteiriço, reconhecendo-o como exemplo meritório da forma como as comunidades de dois países têm trabalhado em conjunto em prol da salvaguarda de um património comum”.

O projeto Ponte... nas Ondas! nasceu há mais de 25 anos nas escolas do sul de Pontevedra, em Espanha, e do Alto Minho, em Portugal.

Através da associação com o mesmo nome, o trabalho desenvolvido foi no sentido de “salvaguardar o património cultural imaterial na fronteira portuguesa e galega, mediante a criação de espaços onde o património se pudesse praticar e transmitir às gerações mais novas”.

O professor e coordenador da Associação Cultural e Pedagógica Ponte...nas Ondas!, Santiago Veloso, citado na nota, adiantou que a inclusão do projeto na lista da UNESCO reconhece “uma trajetória de 27 anos e um modelo próprio criado na fronteira de Portugal e da Galiza, onde se integra o património e a rádio escolar, numa fórmula única”.

Santiago Veloso espera que esta “oportunidade histórica sirva de inspiração para o entendimento em zonas transfronteiriças em conflito”.

A candidatura multinacional esta quinta-feira inscrita na lista da UNESCO, apresentada por Portugal e Espanha com o apoio da Junta da Galiza, foi formalizada em março de 2021.

+ notícias: Norte

Carro consumido pelas chamas em Arcos de Valdevez

Um veículo ligeiro foi tomado pelas chamas, ao início da tarde desta quarta-feira, no IC28 junto à saída de Paço em Arcos de Valdevez, informa os Bombeiros Voluntários daquela região numa publicação na rede social de Facebook.

Turistas que morreram em acidente na Namíbia eram de Leça da Palmeira

Os dois turistas que morreram na sequência de um acidente que envolveu dois autocarros na estrada C14, na zona de Walvis Bay, esta quarta-feira, eram de Leça da Palmeira, adianta o Correio da Manhã.