Câmara de Matosinhos aguarda avaliação do nível de poluição na parcela cedida pela Petrogal

Câmara de Matosinhos aguarda avaliação do nível de poluição na parcela cedida pela Petrogal
| Norte
Porto Canal/ Agências

A Petrogal forneceu ao Município de Matosinhos uma parcela de 17 hectares para a construção de um polo universitário. A autarquia aguarda pela avaliação do nível de contaminação na parcela cedida, que tudo indica ser nula.

Em agosto do presente ano foi realizada uma “pré-avaliação” feita pela Galp quanto ao nível de contaminação da parcela da Petrogal. Segundo o Jornal de Notícia, a presidente da Câmara de Matosinhos, Luísa Salgueiro, afirmou que tudo aponta para que os 17 hectares cedidos não estejam contaminados, no entanto alertou que até à presente altura o resultado do diagnóstico “é uma previsão e não uma confirmação”.

Atualmente a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) está a avaliar a avaliação apresentada pela Galp. Segundo a fonte, Luísa Salgueiro acrescentou que a autarquia aguarda “pelo relatório final da APA para termos a validação definitiva do estado de contaminação dessa área".

+ notícias: Norte

Centro Geriátrico vai nascer em Rio Tinto para apoiar cerca de 150 utentes

Vai nascer um Centro Geriátrico em Rio Tinto, Gondomar, junto ao Centro Social de Soutelo, também naquela freguesia. A obra é uma aguardada há quase duas décadas e vai ter a capacidade e apoiar até 150 utentes. O Centro Social de Soutelo ajuda atualmente quase 200 idosos, em espaços localizados em Rio Tinto e em Campanhã, no Porto.

Incêndio destrói armazém da fábrica de detergentes Clorosol em Famalicão

Um incêndio de grandes dimensões destruiu, na madrugada desta sexta-feira, um armazém da fábrica da empresa Clorosol, dedicada à formulação e comercialização de detergentes. De acordo com fonte dos bombeiros as chamas deflagraram pelas 00h30 e o fogo só foi extinto quatro horas depois. Não houve feridos a registar apesar de a fábrica estar em funcionamento no momento da ocorrência.