Câmara de Matosinhos aguarda avaliação do nível de poluição na parcela cedida pela Petrogal

Câmara de Matosinhos aguarda avaliação do nível de poluição na parcela cedida pela Petrogal
| Norte
Porto Canal/ Agências

A Petrogal forneceu ao Município de Matosinhos uma parcela de 17 hectares para a construção de um polo universitário. A autarquia aguarda pela avaliação do nível de contaminação na parcela cedida, que tudo indica ser nula.

Em agosto do presente ano foi realizada uma “pré-avaliação” feita pela Galp quanto ao nível de contaminação da parcela da Petrogal. Segundo o Jornal de Notícia, a presidente da Câmara de Matosinhos, Luísa Salgueiro, afirmou que tudo aponta para que os 17 hectares cedidos não estejam contaminados, no entanto alertou que até à presente altura o resultado do diagnóstico “é uma previsão e não uma confirmação”.

Atualmente a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) está a avaliar a avaliação apresentada pela Galp. Segundo a fonte, Luísa Salgueiro acrescentou que a autarquia aguarda “pelo relatório final da APA para termos a validação definitiva do estado de contaminação dessa área".

+ notícias: Norte

Ministra diz não existir nenhuma objeção para que barragens paguem IMI

A ministra da Coesão Territorial disse esta sexta-feira não existir da parte do Governo "nenhuma objeção a que as barragens paguem IMI" e que essa receita poderá ser "importante" para futuros investimentos públicos infraestruturantes.

Viana do Castelo. Duas pessoas encarceradas em choque em cadeia no acesso à A28

Duas pessoas ficaram encarceradas, na tarde desta sexta-feira, na sequência de um choque em cadeia entre cinco veículos, na variante IC1, no acesso à A28, em Viana do Castelo. 

Circulação vai estar interdita na ponte do Brás Oleiro, na Maia

A circulação de peões na ponte do Brás Oleiro, na Maia, distrito do Porto, vai estar interditada entre as 03h00 e as 19h00 de domingo por causa dos trabalhos de reabilitação, reforço e alargamento daquela estrutura, foi esta sexta-feira anunciado.