"A cidade fez tudo o que estava ao seu alcance". Braga quer ser Capital Europeia da Cultura em 2027

"A cidade fez tudo o que estava ao seu alcance". Braga quer ser Capital Europeia da Cultura em 2027
Foto: CM Braga
| Norte
Porto Canal

O júri internacional que avalia o processo de candidatura da Capital Europeia da Cultura em 2027, esteve esta Quarta-feira de visita a Braga e ficou a conhecer a dinâmica da Cidade.

Os membros do painel de especialistas percorreram vários espaços do Concelho, num itinerário muito diversificado. A comitiva reuniu com a directora regional da Cultura no Mosteiro de Tibães, contactou com associações culturais, membros da Assembleia Municipal e diversos protagonistas da Cidade de Braga. A visita terminou no Mercado Municipal, num momento único que mobilizou a sociedade e os agentes culturais.

“Braga mostrou que quer ser Capital Europeia da Cultura e temos as mais altas espectativas de que podemos atingir esse objectivo. A Cidade fez tudo o que estava ao seu alcance para apresentar uma candidatura excepcional, uma candidatura dos Bracarenses, de todo o Concelho, mas também de toda a região e da Eurorregião", realçou Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga.

O autarca acrescentou que "esta candidatura mobilizou apoios a todos níveis no Norte de Portugal e em toda a Galiza assumindo-se como um excelente desafio para aquilo que a Europa deve ser no futuro, onde a Cultura desempenha um papel fundamental”.

‘Tempo de Contemplação’ é o tema da candidatura Bracarense, cujo programa artístico da é composto por 48 projectos divididos pelos quatro pilares da candidatura: empatia, deambulação, desassossego e criação. Estão ainda previstos seis eventos de natureza mais festiva apelidados de “celebração”. Mais de 85% dos projectos são de carácter regional e cerca de 45% fomenta a cooperação transfronteiriça, juntando parceiros do Norte de Portugal e Galiza.

+ notícias: Norte

Câmara de Gondomar aprova contas de 2023 com saldo positivo

A Câmara de Gondomar aprovou esta sexta-feira, com os votos contra da oposição, o relatório e contas de 2023, que apresenta um saldo positivo de 610 mil euros, situação que o presidente atribuiu aos conflitos na Ucrânia e em Gaza.

Terminaram buscas por jovem desaparecido em Gaia

As buscas permanentes pelo jovem de 16 anos desaparecido há uma semana no mar em Vila Nova de Gaia terminaram esta sexta-feira, sem sucesso, ao pôr-do-sol, revelou à Lusa o comandante da Capitania do Douro, Rui Lampreia.

Idoso carbonizado encontrado em Santa Maria da Feira

Um idoso foi encontrado morto já carbonizado em São João de Ver, no concelho de Santa Maria da Feira, avança o Correio da Manhã, citando fonte da GNR.