"A cidade fez tudo o que estava ao seu alcance". Braga quer ser Capital Europeia da Cultura em 2027

"A cidade fez tudo o que estava ao seu alcance". Braga quer ser Capital Europeia da Cultura em 2027
Foto: CM Braga
| Norte
Porto Canal

O júri internacional que avalia o processo de candidatura da Capital Europeia da Cultura em 2027, esteve esta Quarta-feira de visita a Braga e ficou a conhecer a dinâmica da Cidade.

Os membros do painel de especialistas percorreram vários espaços do Concelho, num itinerário muito diversificado. A comitiva reuniu com a directora regional da Cultura no Mosteiro de Tibães, contactou com associações culturais, membros da Assembleia Municipal e diversos protagonistas da Cidade de Braga. A visita terminou no Mercado Municipal, num momento único que mobilizou a sociedade e os agentes culturais.

“Braga mostrou que quer ser Capital Europeia da Cultura e temos as mais altas espectativas de que podemos atingir esse objectivo. A Cidade fez tudo o que estava ao seu alcance para apresentar uma candidatura excepcional, uma candidatura dos Bracarenses, de todo o Concelho, mas também de toda a região e da Eurorregião", realçou Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga.

O autarca acrescentou que "esta candidatura mobilizou apoios a todos níveis no Norte de Portugal e em toda a Galiza assumindo-se como um excelente desafio para aquilo que a Europa deve ser no futuro, onde a Cultura desempenha um papel fundamental”.

‘Tempo de Contemplação’ é o tema da candidatura Bracarense, cujo programa artístico da é composto por 48 projectos divididos pelos quatro pilares da candidatura: empatia, deambulação, desassossego e criação. Estão ainda previstos seis eventos de natureza mais festiva apelidados de “celebração”. Mais de 85% dos projectos são de carácter regional e cerca de 45% fomenta a cooperação transfronteiriça, juntando parceiros do Norte de Portugal e Galiza.

+ notícias: Norte

Carro consumido pelas chamas em Arcos de Valdevez

Um veículo ligeiro foi tomado pelas chamas, ao início da tarde desta quarta-feira, no IC28 junto à saída de Paço em Arcos de Valdevez, informa os Bombeiros Voluntários daquela região numa publicação na rede social de Facebook.

Turistas que morreram em acidente na Namíbia eram de Leça da Palmeira

Os dois turistas que morreram na sequência de um acidente que envolveu dois autocarros na estrada C14, na zona de Walvis Bay, esta quarta-feira, eram de Leça da Palmeira, adianta o Correio da Manhã.