Adeptos que festejavam vitória de Portugal multados em Timor-Leste

Adeptos que festejavam vitória de Portugal multados em Timor-Leste
| Mundial 2022
Porto Canal / Agências

A Polícia Nacional de Timor-Leste (PNTL) multou cerca de 40 adeptos timorenses da seleção nacional portuguesa de futebol por várias infrações de trânsito enquanto participavam em caravanas de celebração da vitória contra o Uruguai.

Em causa estão várias infrações, incluindo circular em motas sem capacete ou sem matrícula, disse aos jornalistas o comandante da unidade de trânsito do Município de Díli da PNTL, Domingos Sarmento Gama.

“Vão ser multados com 120 dólares”, cerca de 115 euros, disse o responsável policial, citado pelo portal informativo Hatutan.

As infrações, acrescentou, foram detetadas durante uma operação conduzida em Díli na manhã de segunda-feira quando milhares de adeptos timorenses saíram à rua, com bandeiras portuguesa, para celebrar a vitória de Portugal contra o Uruguai no Mundial do Qatar.

Celebrações idênticas, mas sem a ação da PNTL, já se tinham verificado depois do primeiro jogo, contra o Gana, com vastas caravanas de motas e carros a circular pelas ruas da cidade.

A PNTL, explicou Sarmento Gama, montou operações para verificar se os motoristas cumpriam as regras de trânsito, tendo sido detetados vários casos de infrações, inclusive pessoas sem documentos e motas sem matrículas.

Durante a operação as autoridades confiscaram dezenas de motas e pelo menos um carro.

+ notícias: Mundial 2022

Mundial2022: Dinamarca 'troca' golos por dinheiro para apoiar trabalhadores migrantes no Qatar

Os golos marcados em novembro na Dinamarca, desde os escalões amadores até ao campeonato principal, vão gerar uma verba para ajudar os trabalhadores migrantes no Qatar, anunciou esta segunda-feira a Federação Dinamarquesa de Futebol (DBU).

Qatar vai pagar a "espiões" para elogiarem o Mundial?

A questão é feita pelo jornal inglês "The Times", que na edição desta sexta-feira afirma que 40 adeptos ingleses foram escolhidos para integrar um grupo de 400 pessoas, oriundas de 60 países, com o objetivo de "limpar" a já negra imagem do Mundial de Futebol de 2022.

Mundial2022: FPF subscreve declaração com outras nove federações europeias sobre o Qatar 

A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) subscreveu, com outras nove federações europeias, uma declaração em que reconhece que o Qatar trá feito progressos no que diz respeito aos direitos dos trabalhadores migrantes, revela a FPF em comunicado.