O Natal chegou à Invicta. Ruas do Porto iluminam-se a partir desta quarta-feira

O Natal chegou à Invicta. Ruas do Porto iluminam-se a partir desta quarta-feira
| Porto
Porto Canal

As montras das lojas da cidade Invicta são sempre as primeiras a dar as boas-vindas ao Natal. Ao longo do mês de novembro as lojas iam-se enfeitando com renas, Pais Natais, bonecos de neve e árvores de Natal. A partir desta quarta-feira, 30 de novembro, ganham a companhia das ruas iluminadas e da famosa árvore na Avenida dos Aliados, tornando o comércio e os passeios pela cidade mais acolhedores e apetecíveis.

As luzes acendem-se na véspera de dia 1 de dezembro e serão desligadas dia 6 de janeiro, logo a seguir ao Dia de Reis. Durante esse período, a iluminação vai funcionar de domingo a quinta-feira, entre as 18h00 e as 23h00. E às sextas-feiras, sábados e vésperas de feriados até à meia-noite.

Este ano, a Câmara Municipal decidiu atribuir à Associação dos Comerciantes do Porto, responsável pelas decorações de Natal, um apoio financeiro até 600 mil euros, uma vez que estas "assumem uma importância relevante no estímulo ao comércio, constituindo uma tradição enraizada e muito apreciada por todos aqueles que nela vivem e trabalham, assumindo ainda um relevo acrescido devido ao elevado número de turistas e visitantes que todos os anos visitam a cidade nessa época", podia ler-se na proposta que, em Julho, foi aprovada por unanimidade.

Tal como nos dois últimos anos, a aposta em tecnologia LED de baixo consumo é para repetir. As luzes estarão ligadas, no máximo, seis horas por dia. “Percebemos que é necessário um empenho colectivo para que seja possível atingir uma redução do consumo energético em cerca de 30%, face aos anos anteriores”, explicou a Associação dos Comerciantes do Porto.

Quanto à tradicional árvore que todos os anos é instalada na Praça General Humberto Delgado, mesmo em frente à Câmara Municipal, será maior que nos anos anteriores e isso significa que terá mais de 30 metros de comprimento e mais de 15 metros de largura.

+ notícias: Porto

PCP desafia Câmara do Porto, Governo e AMP a travarem concessão do Coliseu

O PCP desafiou esta segunda-feira a Câmara Municipal do Porto, a Área Metropolitana do Porto (AMP) e o Governo a realizarem as obras necessárias no Coliseu e travar a concessão que "têm vindo a promover".

Vai abrir no Porto exposição dos 60 anos de trabalho do arquiteto Hestnes Ferreira

A exposição “Hestnes Ferreira - Forma | Matéria | Luz” vai mostrar 13 trabalhos do arquiteto Raúl Hestnes Ferreira (1931-2018), realizados ao longo de 60 anos, e será inaugurada este sábado, no Porto.

Grupo de jovens agredido em episódio de homofobia na noite do Porto 

Um grupo de jovens foi agredido esta sexta-feira à noite no estabelecimento Maus Hábitos no Porto. Um dos jovens agredidos explicou que o motivo foi por estar com o namorado. O responsável do Maus Hábitos salientou ao Porto Canal que estão a ser "tomadas medidas para mitigar" este tipo de acontecimentos.