Pintora transmontana distinguida como “Personalidade do Norte”

Pintora transmontana distinguida como “Personalidade do Norte”
| Norte
Porto Canal / Agências

Numa distinção atribuída pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-Norte), a pintora transmontana Graça Morais recebe esta quarta-feira o prémio “Personalidade do Norte”.

Em comunicado enviado à agência Lusa, a CCDR-Norte anuncia que, à semelhança do fez pela primeira vez em 2021, quando o laureado foi o arquiteto Siza Vieira, também em 2022 vai distinguir uma “personalidade nortenha”, concretamente Graça Morais, pelo “relevante e singular legado artístico e cultural” e pelo “nortenho telurismo mágico da sua obra”.

O prémio será entregue esta quarta-feira à tarde no 2.º Fórum Autárquico da Região Norte, que decorre em Viana do Castelo e durante o qual o presidente da CCDR-Norte, António Cunha, fará um discurso de balanço. “Pelo seu génio criador profundamente arraigado às suas origens nortenhas, e o seu indelével contributo no desenvolvimento das Artes e da Cultura, a CCDR-Norte distingue a pintora Graça Morais esta quarta-feira, 30 de novembro, como 'Personalidade do Norte 2022'“, justifica a CCDR-Norte.

A primeira reação da pintora Graça Morais “foi de grande surpresa, não estava à espera”, como disse à Lusa. “Fico sempre contente quando me dão prémios, quando me tratam bem. É bastante importante porque é o reconhecimento de um trabalho como artista, como mulher e como cidadã”. Para a artista, a distinção é o “reconhecimento de 50 anos de uma dedicação total à pintura e, ao mesmo tempo, uma grande preocupação em relação a estes lugares” onde nasceu, na aldeia do concelho de Vila Flor, onde estudou, em Bragança, e onde deu aulas, em Guimarães.

“A região norte é uma região à qual eu estou bastante ligada e pelo qual eu tenho feito o máximo que posso fazer. Para mim é uma enorme alegria e uma felicidade o ser reconhecida e também pelo facto de ser mulher e reconhecerem da mesma foram que reconhecem um homem”, salientou.

 

50 anos de uma dedicação total à pintura

Graça Morais nasceu em 1948, na aldeia do Vieiro, concelho de Vila Flor, no distrito de Bragança e, aos nove anos, em Moçambique, recebeu do pai a primeira caixa de aguarelas.

Formou-se em Pintura na Escola Superior de Belas Artes do Porto, sendo depois bolseira da Fundação Calouste Gulbenkian, em Paris, onde esteve “em contacto com as grandes correntes artísticas, sem lhe apagar o apego às origens”, segundo a biografia elaborada pela CCDR-Norte. Entre 1974 e 2019, realizou e participou em mais de uma centena de exposições, no país e no estrangeiro, e a “sua obra está representada nas grandes coleções de arte contemporânea em Portugal e em diversas outras além-fronteiras”.

Criou cenografias para teatro e é autora de painéis de azulejos em Lisboa, Bragança, Vila Real, Porto e Moscovo, entre outras cidades.

Ilustrou dezenas de obras de escritores e poetas portugueses, como José Saramago, Sophia de Mello Breyner Andresen, Agustina Bessa-Luís, Miguel Torga e Manuel António Pina.

A vida e obra de Graça Morais inspiraram espetáculos e filmes documentais. Em 2008, viu inaugurado o Centro de Arte Contemporânea com o seu nome, em Bragança, da autoria do arquiteto Eduardo Souto de Moura, numa exposição retrospetiva do seu percurso.

Foi distinguida com o Prémio Dona Antónia Adelaide Ferreira e o Grande Prémio Aquisição da Academia Nacional de Belas-Artes, entre outras distinções, em Portugal e no estrangeiro. A pintora foi agraciada com o Grau de Grande Oficial da Ordem do Infante D. Henrique, pelo presidente da República Jorge Sampaio, e com a Medalha de Mérito Cultural pela ministra da Cultura Graça Fonseca.

É membro da Academia Nacional de Belas Artes e Doutor Honoris Causa pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), atribuição realizada já em 2022.

+ notícias: Norte

“Fui ao mar buscar água para lavar a louça”. 14 pessoas vivem sem água e luz no parque de campismo de Cortegaça

Sem acesso a água potável e eletricidade. É assim que 14 pessoas ainda vivem no parque de campismo de Cortegaça, no concelho de Ovar. Dívidas contraídas pela anterior gestão da infraestrutura estão na origem de um problema cuja solução, mais de meio ano depois, poderá chegar já no final do mês de abril.

Homem desaparecido há mais de um mês encontrado morto em habitação devoluta em Braga

Um cadáver foi encontrado, na tarde desta quinta-feira, no interior de uma habitação devoluta na Rua Cidade do Porto, em Braga. 

Detidos suspeito de tráfico e apreendidas mais de 200 doses de droga em Gaia

A PSP deteve, quarta-feira, em Vila Nova de Gaia, no distrito do Porto, um suspeito do crime de tráfico de droga, tendo apreendido cerca de 200 doses de liamba e haxixe e 560 euros em dinheiro, foi esta quinta-feira anunciado.