Autarquia de Braga ameaça acionar Comissão de Proteção de Crianças e Jovens ao terceiro esquecimento na marcação de refeições na cantina

Autarquia de Braga ameaça acionar Comissão de Proteção de Crianças e Jovens ao terceiro esquecimento na marcação de refeições na cantina
| Norte
Porto Canal

A autarquia de Braga pode recorrer à Comissão de Proteção de Crianças e Jovens se houver mais de três esquecimentos na marcação prévia das refeições escolares. O regulamento tem deixado os pais em sobressalto, garantiu esta terça-feira o Jornal de Notícias.

A decisão está a deixar os encarregados de educação preocupados, mas a vereadora da Educação, Carla Sepúlveda, assegura que as regras são apenas para casos muito específicos, em concreto para "situações de negligência comprovada". Segundo a vereadora, a ideia é estabelecer regras concretas perante a não marcação e a falta de pagamento de refeições por famílias que terão condições para o fazer. No último ano, indica, a empresa municipal BragaHabit, que gere as refeições, teve uma “dívida de 60 mil euros” aos fornecedores.

O parágrafo com a orientação refere que: “À terceira vez que o aluno pretenda almoçar sem ter requisitado almoço, o Município de Braga deve ser notificado para o email educa@cm-braga.pt, de forma a poder acionar os serviços de ação social, bem como a CPCJ”.

De acordo com o JN, o tema foi discutido na reunião quinzenal do Executivo camarário, através da vereadora da CDU Bárbara Barros, que foi crítica sobre o que diz ser uma “ameaça” aos encarregados de educação.

+ notícias: Norte

Câmara de Gondomar aprova contas de 2023 com saldo positivo

A Câmara de Gondomar aprovou esta sexta-feira, com os votos contra da oposição, o relatório e contas de 2023, que apresenta um saldo positivo de 610 mil euros, situação que o presidente atribuiu aos conflitos na Ucrânia e em Gaza.

Terminaram buscas por jovem desaparecido em Gaia

As buscas permanentes pelo jovem de 16 anos desaparecido há uma semana no mar em Vila Nova de Gaia terminaram esta sexta-feira, sem sucesso, ao pôr-do-sol, revelou à Lusa o comandante da Capitania do Douro, Rui Lampreia.

Idoso carbonizado encontrado em Santa Maria da Feira

Um idoso foi encontrado morto já carbonizado em São João de Ver, no concelho de Santa Maria da Feira, avança o Correio da Manhã, citando fonte da GNR.