Câmara de Braga aprova apoio de 100 a 200 euros por mês para ajudar famílias a pagar empréstimo da casa

| Norte
Porto Canal

Foi esta segunda-feira aprovado pela Câmara de Braga um apoio ao crédito bancário para habitação, com o objetivo de ajudar as famílias a fazer face à subida dos juros do crédito e ao aumento da inflação.

A proposta, aprovada por unanimidade, prevê a criação de um regulamento que fixará as normas de atribuição do apoio em causa, que, de acordo com Ricardo Rio, deverá variar entre os 100 e os 200 euros.

Em declarações ao jornal O Minho, a Câmara Municipal defende que esta proposta surge da necessidade de “dar resposta a um problema crescente na vida de muitos bracarenses que, com a subida dos juros do crédito à habitação e o aumento da inflação, se veem com uma cada vez maior incapacidade de cumprirem as suas obrigações”.

De acordo com o vereador da Habitação, João Rodrigues, “Há muitas pessoas a sofrerem um aperto considerável e esta é a forma que o município encontra de as apoiar”.

Num comunicado divulgado pela autarquia, “É intenção do município que o subsídio seja atribuído por um período de 12 meses e o montante a afetar no ano económico de 2023 é comum aos dois regimes de apoio direto à habitação (RADA e RADE)”.

O valor do subsídio será determinado pela aplicação da fórmula prevista para o RADA no Artigo 58.º do Regulamento de Apoio à Habitação do Município de Braga, podendo concorrer os recenseados no concelho de Braga e aí residentes há mais de três anos e que tenham idade igual ou superior a 18 anos.

+ notícias: Norte

Condutor foge após despiste aparatoso em Famalicão

Um veículo ligeiro despistou-se na madrugada desta quinta-feira na Avenida S. Silvestre, na freguesia de Requião, no município de Vila Nova de Famalicão, comunicou os Bombeiros Voluntários daquela região do distrito de Braga.

Inaugurado há dois meses, elevador da passagem superior na Aguda já avariou

A passagem superior da Aguda, em Vila Nova de Gaia, sobre a Linha do Norte, inaugurada há dois meses, está inacessível, na zona poente, a pessoas de mobilidade reduzida por avaria do elevador, constatou esta quinta-feira a Lusa no local.

Criança de nove anos atropelada em Vila Nova de Famalicão

Uma criança de nove anos foi atropelada na manhã desta quinta-feira, e ficou gravemente ferida, em Vale S. Martinho, no concelho de Vila Nova de Famalicão, confirmou ao Porto Canal fonte do Comando Sub-Regional do Ave, em Fafe.