Compositor Vasco Mendonça apresenta novo álbum ao vivo no Porto

Compositor Vasco Mendonça apresenta novo álbum ao vivo no Porto
| Porto
Porto Canal / Agências

O novo álbum do compositor Vasco Mendonça, “Play Off”, resulta da residência artística com o ensemble de percussão Drumming GP, de Miquel Bernat, e vai ser apresentado ao vivo, no domingo, na Biblioteca da Fundação de Serralves.

“Este álbum é um registo de uma história de grande cumplicidade entre mim e os Drumming", disse Vasco Mendonça em entrevista à agência Lusa. "Miquel Bernat, diretor artístico dos Drumming, convidou-me há dois anos para ser compositor residente deles e, no final, fazia sentido fazer um registo, um álbum com algumas das obras, não todas, que compus durante a residência”.

Na sessão de lançamento, no domingo, Vasco Mendonça e Miquel Bernat vão conversar sobre o contexto e o processo de criação deste projeto. “Vai haver também oportunidade para a audição comentada de algumas peças do disco, e ainda uma surpresa tecnológica com a assinatura da Digitópia/Casa da Música”.

O álbum tem quatro obras, "um quinteto, que foi uma encomenda dos Drumming, um duo e um solo, que foram também encomendas deles, e uma peça, por proposta minha, que é uma peça invulgar, para quarteto de percussão e voz, a de contratenor”, explicou o compositor à Lusa.

Vasco Mendonça realçou "o genial” Terrance Hayes, afro-americano de 51 anos "que, nas eleições [presidenciais] norte-americanas [de 2016] escreveu uma série de sonetos dedicados à vitória de Donald Trump", nos quais "o assassino" toma muitas formas, num alerta ao perigo constante colocado às sociedades, às populações e à comunidade negra, em particular.

Para Vasco Mendonça, a escrita de Hayes "é uma espécie de espelho, como nenhum artigo de opinião faz, do que é a sociedade norte-americana e que nos deixa perplexos". "O mundo americano, a América é uma espécie de idílio e apocalipse sem nada no meio; é uma terra de excessos. Por um lado há a 'pastoral americana' da possibilidade, da perspetiva do futuro e, por outro lado, há uma violência intrínseca à sociedade; esta combinação dos dois é quase esquizofrénica”.

O compositor tem previsto este ano, além da edição de “Play Off”, a apresentação, também no Porto, em dezembro, da ópera infantil “O Lobo, a Menina e o Caçador”, com libreto do escritor Gonçalo M. Tavares.

A digressão europeia da peça para violino “Box of Darkness” (2021), a estreia da versão orquestral de “American Settings”, no Rolex Arts Weekend, em Atenas, uma colaboração com a realizadora de origem mongol Lkhagvadulam Purev-Ochir e uma produção audiovisual coproduzido pelos canais Mezzo, RTP2 e a plataforma Medici.tv são outros projetos que envolvem o compositor.

O álbum “Play Off” é apresentado no domingo, às 17 horas, na Biblioteca da Fundação de Serralves, no Porto.

+ notícias: Porto

“A ‘cidade-negócio’ vai-se descaracterizando completamente perdendo interesse até para turistas”

A histórica Mercearia do Bolhão, aberta no Porto desde 1880, vai encerrar portas a 30 de abril para dar lugar a uma loja da multinacional Ale-Hop, como avançou o Porto Canal na manhã desta sexta-feira. À esquerda, os vereadores da oposição da Câmara do Porto lamentam que a cidade se vá ‘descaracterizando’.

Mercearia mais antiga do Porto vai fechar para dar lugar a Ale-Hop

A Mercearia do Bolhão, a mais antiga da cidade do Porto, vai fechar a 30 de abril, depois de 144 anos de atividade no coração da baixa portuense. No seu lugar, vai abrir uma loja da cadeia espanhola Ale-Hop, confirmou em exclusivo ao Porto Canal o proprietário do espaço, Alberto Rodrigues.

Atropela homem no Porto depois de lhe serem negadas bebidas num bar

Aconteceu na rua D. João IV, no Porto, na madrugada desta quinta-feira. Um homem de aproximadamente 30 anos ficou ferido com gravidade após ter sido intencionalmente atropelado. A notícia está a ser avançada pelo Correio da Manhã.