Roubos de eletricidade em Portugal continuam a subir. Crise energética e inflação alimentam a situação

Roubos de eletricidade em Portugal continuam a subir. Crise energética e inflação alimentam a situação
| Economia
Porto Canal

Nos últimos anos em Portugal tem-se verificado o aumento do roubo de eletricidade e as perdas comerciais associadas, tendo “passado de 61 mil casos em 2018 para 75 mil no ano passado”.

Segundo a notícia avançada pelo jornal ‘Observador’, esta evolução representa uma subida de 23% em quatro anos. Os dados apurados pela E-Redes, empresa do grupo EDP que gere as redes de distribuição, confirmam que “esta tendência de subida que é frequente acontecer em tempos de maiores dificuldades económicas”.

Tendo em conta a crise energética e a inflação que Portugal está a viver, o preço da eletricidade subiu na ordem dos 40% nos últimos 12 meses, de acordo com dados do INE.

Estes roubos de eletricidade são responsáveis por um terço das perdas totais de distribuição na rede elétrica. No entanto, o jornal ‘Observador’ referiu também que uma parte destes roubos está associada à produção ilegal de canábis.

A E-Redes desvaloriza esse impacto da produção ilegal em Portugal, mas salientou que em Espanha tem um impacto muito maior.

+ notícias: Economia

Boas ou más notícias para o crédito à habitação? Taxas Euribor com novas atualizações

A taxa Euribor desceu esta quinta-feira a três e a seis meses e subiu a 12 meses face a quarta-feira.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.