Costa e Marcelo lado a lado na eliminação da violência contra as mulheres

Costa e Marcelo lado a lado na eliminação da violência contra as mulheres
| País
Porto Canal / Agências

O primeiro-ministro, António Costa, reafirmou esta sexta-feira a “prioridade do Governo” no combate à violência domestica, sublinhando o “reforço de verbas” no Orçamento do Estado para 2023 (OE2023) para a criação de mais estruturas de apoio.

“Reafirmo a prioridade do Governo no combate a este flagelo da violência doméstica. No OE2023 haverá um reforço de verbas para a criação de mais estruturas de apoio, mais respostas especializadas e novas valências para o apoio a todas as vítimas”, escreveu António Costa na rede social Twitter.

No Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra as Mulheres que se assinalada esta sexta-feira, o chefe do Governo fez uma outra publicação em que reitera “o apelo ao fim do silêncio de quem sofre agressões e ao fim da indiferença dos que as detetem”.

“E repito o apelo a toda a comunidade a que se indigne perante qualquer tipo de violência”, acrescentou.

Também o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, se pronunciou sobre a violência doméstica numa mensagem publicada no sítio oficial da Presidência da República, em que considerou que os números deste tipo de crime em Portugal "são hoje gritantes, assim como a ainda contínua desigualdade".

Marcelo Rebelo de Sousa pede a todos que combatam a violência contra as mulheres nas suas múltiplas formas.

Segundo o chefe de Estado, esta data convoca "à ação de todos os portugueses e portuguesas para que, de forma efetiva e permanente, sejam erradicadas todas as formas de agressão contra as mulheres".

"O papel insubstituível e extraordinário das mulheres na sociedade portuguesa, conquistado por mérito próprio, obriga cada um de nós a agir, a denunciar e a impedir toda e qualquer forma de violência contra as mulheres no nosso país", afirma.

+ notícias: País

Perto de 600 ocorrências em todo o país devido ao mau tempo

Portugal continental registou entre as 0h00 e as 19h00 desta quinta-feira 598 ocorrências devido ao mau tempo, tendo-se registado dois fenómenos extremos de vento, na bacia do Tejo e Silves (Faro).

Terceiro prémio do Eurodreams a caminho de Portugal 

 A chave do sorteio de Eurodreams desta quinta-feira, 14 de março de 2024, ditou a atribuição de um terceiro prémio a um apostador português, que equivale a 81.94 euros.

Mais de metade do lucro dos Jogos Santa Casa provem das raspadinhas

De acordo com o mais recente relatório divulgado pelos Jogos Santa Casa, os portugueses investiram um total de 1714 milhões de euros em raspadinhas ao longo do ano passado. A crescente popularidade das raspadinhas é evidente e já equivale a mais de metade das vendas brutas totais desta instituição, neste caso, 56%.