Ondas arrastam oito militares na Póvoa de Varzim. Buscas prosseguem por jovem de 20 anos desaparecida

Ondas arrastam oito militares na Póvoa de Varzim. Buscas prosseguem por jovem de 20 anos desaparecida
| Norte
Porto Canal / Agências

Oito jovens foram hoje arrastados pelas ondas na praia da Lagoa em Póvoa de Varzim, de acordo com o novo balanço da capitania do Porto, que mantém que uma jovem esta desaparecida no mar e que os restantes sairam ilesos.

Anteriormente, o capitão do Porto e Comandante local da Polícia Marítima da Póvoa de Varzim, Ferreira Teles, tinha dito que o grupo era constituído por quatro jovens.

“Oito jovens estavam na praia e foram apanhados pela ondulação. Sete conseguiram sair pelo próprio pé e foram transportados ao Hospital da Póvoa e uma rapariga com cerca de 20 anos está desaparecida”, disse à Lusa o capitão do Porto e Comandante-local da Polícia Marítima da Póvoa de Varzim e de Vila do Conde.

O comandante Ferreira Teles disse que o alerta para o incidente que decorreu na praia da Lagoa, na localidade de Aver-o-Mar, no concelho da Póvoa de Varzim, no distrito do Porto, foi dado às 4h48.

Segundo a mesma fonte duas raparigas foram ao mar molhar os pés, contudo, a forte ondulação marítima fez com que o mar as arrastasse. Os outros jovens militares tentaram ir socorrer as colegas, mas acabaram também por enfrentar dificuldades perante a violência das ondas. As autoridades acrescentam que só três dos militares resgatados foram conduzidos ao hospital. 

Trata-se de um grupo de oito jovens militares do Exército, em formação na Escola de Serviços, na Póvoa de Varzim, de acordo com o Jornal de Notícias (JN).

“Temos já um helicóptero a sobrevoar a zona e vários meios em terra. Em breve e, apesar de a barra estar fechada devido à agitação marítima, vamos contar também com uma embarcação”, disse.

No local estão elementos do Bombeiros da Póvoa do Varzim, da polícia marítima e elementos da estação salva-vidas da capitania.

Toda a costa marítima de Portugal continental está sob aviso amarelo, do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) devido à forte agitação marítima, no entanto, durante a passada noite de quinta-feira, altura d incidente, as autoridades tinham decretado aviso laranja. 

(em atualização).

+ notícias: Norte

Ministra diz não existir nenhuma objeção para que barragens paguem IMI

A ministra da Coesão Territorial disse esta sexta-feira não existir da parte do Governo "nenhuma objeção a que as barragens paguem IMI" e que essa receita poderá ser "importante" para futuros investimentos públicos infraestruturantes.

Viana do Castelo. Duas pessoas encarceradas em choque em cadeia no acesso à A28

Duas pessoas ficaram encarceradas, na tarde desta sexta-feira, na sequência de um choque em cadeia entre cinco veículos, na variante IC1, no acesso à A28, em Viana do Castelo. 

Câmara de Braga transfere mais de 250 mil euros para obras nas freguesias

A Câmara de Braga vai atribuir apoios financeiros de mais de 250 mil euros para a realização de obras em diversas freguesias do concelho, assim como 63 mil euros à Associação Musical Sinfionetta de Braga. As proposta estarão em discussão na próxima Reunião do Executivo Municipal, a realizar na próxima segunda-feira.