Estreia mundial em Serralves com artista Beatrice Dillon

Estreia mundial em Serralves com artista Beatrice Dillon
| Porto
Porto Canal / Agências

A música britânica Beatrice Dillon apresenta, de sábado a 30 de novembro, uma instalação sonora em estreia mundial em Serralves, no Porto, além de um concerto com Kuljit Bhamra, no domingo.

Serralves destaca, em comunicado, que esta instalação sonora da artista residente em Londres é aqui mostrada “em estreia absoluta”.

A obra estará patente no auditório do Museu de Serralves, de sábado a dia 30 de novembro, no regresso de Dillon a Portugal depois de em julho ter estado em Lisboa, no jardim das Galerias Municipais, então também com Bhamra.

No domingo, pelas 17h30, volta a juntar-se a Kuljit Bhamra, um pioneiro do bhangra, um género musical originário na diáspora punjabi no Reino Unido.

Beatrice Dillon faz da tabla o seu instrumento, incluindo uma nova versão digital que o próprio desenvolveu, e aqui junta-se à eletrónica de Dillon para, segundo Serralves, partilhar “estruturas rítmicas complexas, percussão sintética e acústica”.

Em setembro, uma crítica publicada no jornal The Guardian apelidava a atuação de Dillon e Bhamra como “uma alquimia eletroacústica explosiva”, que embarca “numa odisseia sem palavras de texturas sónicas”.

A britânica Beatrice Dillon é um dos nomes emergentes entre a música eletrónica e a instalação sonora, trabalhando com composição e performance em exposições e atuações ao vivo.

O álbum “Workaround”, lançado em 2020, criado em colaboração com vários músicos, incluindo Kuljit Bhamra, foi considerado o Álbum do Ano pela revista especializada The Wire.

De resto, tem apresentado em salas de espetáculos e galerias de Tóquio a Leuven e Munique, além da Somerset House, no Reino Unido, e outros locais.

Artista residente da Somerset House, esta é a segunda instalação sonora que estreia em 2022, depois de “Impossible Ideal Angle”, na Haus der Kunst (Casa das Artes) em Munique, além do lançamento de uma peça para ensemble e da preparação dos 75 anos do ICA London (Institute of Contemporary Arts), para 2023.

+ notícias: Porto

O Natal chegou à Invicta. Dezembro repleto de "magia" na cidade do Porto

O Natal chega esta quinta-feira, dia 1 de dezembro, oficialmente ao Porto e ocupa os Jardins do Palácio de Cristal, dando início a uma vasta programação alusiva à época. De 1 a 30 de dezembro, o “Palácio de Natal” apresenta dezenas de atividades artísticas e lúdicas para toda a família. Ao cair da noite de ontem, iluminou-se a tradicional árvore de Natal em frente aos Paços do Concelho, assim como as ruas da cidade.

Dança contemporânea entra em lares do Porto para combater solidão e sofrimento

Mulheres e homens entre os 60 e 101 anos, com doenças neurodegenerativas ou mobilidade reduzida e a viver em lares no Porto, estão a combater a solidão e sofrimento através do projeto de dança contemporânea inclusiva “Tsugi Porto”.

“A carta já está escrita e já seguiu”. Metro do Porto responde à autarquia sobre os atrasos nas obras da Linha Rosa

O presidente da Metro do Porto tinha anunciado que iria responder ao autarca da cidade por carta e a missiva, garante Tiago Braga ao Porto Canal, já foi enviada.