Mais de mil alunos participam no "Florestar Braga 2022"

Mais de mil alunos participam no "Florestar Braga 2022"
| Norte
Porto Canal

Mais de mil alunos das escolas do Concelho participam no “Florestar Braga”, um programa de sensibilização ambiental que o Município de Braga promove desde 2014. Ao longo desta semana, os estudantes vão participar em acções de plantação de cerca de mil árvores em diversos espaços do território.

Esta Quarta-feira, 23 de Novembro, Dia Mundial da Floresta Autóctone, um grupo de alunos da Profitecla e da EB1 da Quinta da Veiga participou na plantação de árvores autóctones numa urbanização situada na Freguesia de S. Vicente.

Segundo Altino Bessa, vereador do Ambiente, a Autarquia pretende criar microflorestas em algumas zonas da Cidade. “O objectivo é densificar em termos de arvoredo algumas zonas, criando barreiras por causa do ruído e da qualidade do ar”, referiu Altino Bessa. Para além da urbanização situada junto à Avenida António Macedo, em S. Vicente, as microflorestas serão criadas na rua de S. Martinho, na Avenida Miguel Torga, na Avenida de S. Martinho e na rua José António Cruz.

O vereador do Ambiente salientou que o “Florestar Braga” conta este ano com o envolvimento de 47 entidades, entre associações, IPSS, empresas e Juntas de Freguesia, a quem foram oferecidos árvores e arbustos que serão plantados em diversos espaços do território.

A par da plantação de árvores, a iniciativa inclui o lançamento de granadas de sementes e a oferta de sementes de plantas melíferas. Neste âmbito, na próxima Sexta-feira, 25 de Novembro, entre as 14h30 e as 17h00, haverá uma acção de plantação de árvores e plogging no Monte Picoto com alunos das eco-escolas. Esta actividade repete-se no Sábado, dia 26, entre as 09h30 e as 12h00, desta feita para o público em geral que pode inscrever-se através do e-mail ambiente@cm-braga.pt. À acção irá juntar-se também o Lions Clube de Braga.

O programa do “Florestar Braga 2022” inclui ainda uma exposição itinerante que, até Fevereiro do próximo ano, irá percorrer 13 escolas do Concelho. A exposição, disponibilizada pela ABAE, pretende ajudar os alunos a conhecer as árvores nativas de Portugal.

De referir que, em simultâneo, o Município assinala a Semana Europeia da Prevenção de Resíduos que inclui, entre outras iniciativas, a realização de oficinas, campanhas de sensibilização e mesas redondas.

+ notícias: Norte

As imagens do carro que se despistou durante fuga policial em Matosinhos

Um jovem de 24 anos foi detido pela Divisão de Trânsito da PSP do Porto, na manhã desta sexta-feira, em Matosinhos, após uma perseguição policial, avançou o Correio da Manhã. O jovem ao perceber a presença dos agentes da polícia, fugiu a alta velocidade, adotando uma condução perigosa.

Detido suspeito de esfaquear duas pessoas numa estação de metro em Gaia

A Polícia Judiciária deteve esta sexta-feira, um homem de 22 anos suspeito da agredir duas pessoas em General Torres, na passada quarta-feira, tal como avançou o Porto Canal.

Nova ponte em Paços de Ferreira já tem data de abertura à circulação

Paços de Ferreira, no distrito do Porto, vai abrir à circulação rodoviária, no dia 25 de abril, o novo viaduto sobre o rio Carvalhosa, uma obra que custou cerca de 1,66 milhões de euros, segundo a autarquia local.