Mundial'2022: Portugal estreia-se frente ao Gana e pretende quebrar 'maldição' que dura desde 2006 

Mundial'2022: Portugal estreia-se frente ao Gana e pretende quebrar 'maldição' que dura desde 2006 
| Desporto
Porto Canal

Portugal dá, esta quinta-feira, o pontapé de saída no Mundial do Qatar, frente ao Gana, procurando entrar com o pé direito na competição, algo que já não acontece desde 2006. Para a seleção das 'Quinas', este será o quinto Campeonato do Mundo consecutivo, oitavo no total.

O conjunto nacional será uma das últimas seleções a entrar campo na primeira jornada da fase de grupos, defrontando o conjunto africano a partir das 19h locais (16h em Lisboa), no Estádio 974, em Doha.

No último treino de preparação antes do encontro inaugural na prova, Fernando Santos contou com todos os jogadores à disposição. Um bom presságio, depois das dúvidas em torno de Pepe, central do FC Porto afastado das competições há mais de um mês, e de Nuno Mendes, que também esteve ausente da sessão de trabalhos, no início da semana, devido a uma mialgia de esforço. 

Este é um duelo de boas recordações para Portugal, uma vez que em apenas um confronto oficial, os craques lusos levaram a melhor diante do Gana. Uma vitória por 2-1 no desapontante Mundial de 2014, no Brasil, encerrou a participação nacional na 'Copa' que viria a ser conquistada pela Alemanha. 

De recordar, contudo, que a seleção portuguesa soma três vitórias, dois empates e duas derrotas nas estreias em Mundiais, mas já não vence o seu primeiro encontro na prova desde a edição de 2006, que terminou no quarto lugar.

Depois do 1-0 a Angola, na estreia na prova realizada em solo germânico, Portugal falhou o triunfo nas últimas três edições, ao empatar 0-0 com a Costa do Marfim, em 2010, ser goleado por 4-0 pela Alemanha, em 2014, e empatar a três com a Espanha, em 2018 (encontro ue ficou marcado pelo soberbo hat-trick de Cristiano Ronaldo).

 Nas edições anteriores, Antes, a seleção das 'Quinas' inicou o seu percurso com dois triunfos, frente à Hungria, por 3-1, no primeiro jogo de sempre em campeonatos do Mundo, em 1966, e à Inglaterra, por 1-0, em 1986, para, depois, sofrer o primeiro desaire, por 3-2, com os Estados Unidos, em 2002.

Portugal e Gana têm encontro marcado a partir das 19h locais (16:00 em Lisboa), no Estádio 974, em Doha. O duelo será arbitrado pelo norte-americano Ismail Elfath.

No outro encontro do Grupo H, a Coreia do Sul, de Paulo Bento, vai defrontar o Uruguai, 'carrasco' de Portugal no Mundial 2018. 

+ notícias: Desporto

FC Porto: Prossegue a preparação para o regresso à competição

O FC Porto voltou a trabalhar nesta quinta-feira no Centro de Treinos e Formação Desportiva PortoGaia, no Olival, onde continua a preparar o jogo com o Estoril (sábado, 20h30, Sport TV), no Estádio António Coimbra da Mota, a contar para a 27.ª jornada do campeonato.

FC Porto: Nuno Lobo oficializou candidatura à presidência

Nuno Lobo é oficialmente candidato à presidência do FC Porto depois de entregar as assinaturas necessárias para concorrer ao ato eleitoral agendado para o dia 27 de abril. Esta quinta-feira, Nuno Lobo esteve no Museu FC Porto, onde foi recebido por Lourenço Pinto. À saída, o candidato que também o foi em 2020, falou à FC Porto TV e ao Porto Canal e acredita que “tudo vai correr de forma exemplar no dia 27”.

FC Porto: Pinto da Costa formalizou a recandidatura à presidência

Depois de André Villas-Boas, Miguel Brás da Cunha e Nuno Lobo, também Jorge Nuno Pinto da Costa já formalizou a recandidatura à presidência do FC Porto ao entregar as assinaturas necessárias para concorrer ao ato eleitoral agendado para o dia 27 de abril. Assim que cumpriu o ato, o atual presidente do clube falou à FC Porto TV e ao Porto Canal e não tem dúvidas que que estas eleições terão uma adesão sem precedentes.