"É mesmo carne, feita sem o animal". EUA aprovam carne criada em laboratório

"É mesmo carne, feita sem o animal". EUA aprovam carne criada em laboratório
| Mundo
Porto Canal

A agência reguladora dos Estados Unidos da América para os medicamentos e alimentação (FDA) deu este mês luz verde para que se possa vender no país um produto de carne criado em laboratório, para consumo humano. Esta carne é produzida em laboratório a partir de células de animais.

A empresa Upside Food, com sede na Califórnia, poderá começar a vender esta carne criada a partir de células de galinhas assim que as suas instalações tenham sido inspecionadas pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos, escreve a CNN esta quarta-feira. Singapura foi o primeiro país a permitir a venda deste tipo de carne criada em laboratório.

A Food and Drug Administration (FDA) disse que analisou o pedido submetido pela Upside Foods e que não tinha "quaisquer questões adicionais de momento sobre as conclusões da segurança" relativas ao produto apresentado pela empresa.

Segundo o jornal The New York Times, poderá levar meses até o produto estar disponível para os consumidores nos EUA. A empresa diz que estava à espera deste parecer há anos e que o objetivo é chegar primeiro aos restaurantes e só depois aos supermercados.

Em junho deste ano, o CEO da Upside Food, Uma Valeti, disse à CNN que este processo de criar carne era "parecido com o da cerveja" a diferença é que se criavam células de animais. "Estes produtos não são vegan, vegetarianos ou à base de plantas. É mesmo carne, feita sem o animal”.

Existe quem defenda que este tipo de carne ajuda a evitar a morte dos animais para consumo humano e também ajuda a combater a crise climática, já que o sistema alimentar, sobretudo a agricultura e pecuária, é responsável por cerca de um quarto de todas as emissões de gases com efeito de estufa a nível mundial.

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.