Quatro lojas exteriores do Bolhão no Porto adjudicadas por 16.440 euros mensais

Quatro lojas exteriores do Bolhão no Porto adjudicadas por 16.440 euros mensais
| Porto
Porto Canal / Agências

Quatro das seis lojas de exterior do Mercado do Bolhão, no Porto, foram, esta quarta-feira, adjudicadas por 16.440 euros/mês, mais 1.180 euros do que o valor base, tendo a hasta pública das restantes ficado deserta por falta de interessados.

Na hasta pública, onde marcaram presença perto de duas dezenas de candidatos, foram licitadas seis lojas de exterior ainda disponíveis no mercado centenário do Porto.

As duas primeiras lojas a concurso, cujo preço base mensal ascendia a 6.037,46 euros (a loja com 166,70 metros quadrados) e 5.611,36 euros (a loja com 147,10 metros quadrados), ficaram desertas por não apresentarem candidatos.

Das seis lojas, quatro foram adjudicadas, no total, por 16.440 euros mensais, mais 1.180,07 euros do que o valor base fixado para os espaços de 15.259,93 euros.

A maior licitação correspondeu à loja com 166,40 metros quadrados, que foi adjudicada por 5.960 euros mensais. Já a loja com 121,30 metros foi adjudicada por 4.400 euros mensais.

Os outros dois espaços com 93,80 e 26,70 metros quadrados foram adjudicados por 3.580 e 2.500 euros mensais, respetivamente.

As lojas licitadas destinam-se ao ramo alimentar, mas sem confeção de alimentos, não podendo ser concorrentes com as categorias de comércio de azeite, chá, café e restaurante.

Em declarações aos jornalistas, à margem da hasta pública, a vice-presidente do conselho de administração da GO Porto, Cátia Meirinhos, afirmou que a empresa municipal vai ponderar "se mantém as lojas [que ficaram desertas] nos moldes em que estão", nomeadamente, ao nível das áreas, uma vez que estas foram as lojas de maior dimensão a concurso.

"Serão novamente colocadas a concurso", garantiu a responsável, acrescentando que neste momento o mercado centenário está "quase em pleno" funcionamento, com 78 das 79 bancas ocupadas, assim como 38 das 40 lojas do exterior e os 10 restaurantes.

Questionada sobre a previsão de abertura dos restaurantes, Cátia Meirinhos destacou que estas são "obras particulares" e que a empresa municipal não as pode "controlar nem fiscalizar".

"Sabemos que dos 10, quatro estabelecimentos de restauração já estão com as obras em curso e contamos que a partir do final deste ano comecem a abrir as portas dos restaurantes. É essa a nossa expectativa, é o que nos tem dito e portanto, estamos a contar com a abertura a partir do final do ano", adiantou.

Nesta, que foi a terceira hasta pública realizada para os espaços disponíveis no Mercado do Bolhão, ficaram por adjudicar três espaços - duas lojas exteriores e uma banca destinada ao setor das carnes e aves - que vão voltar a ser licitados.

Das nove bancas em hasta pública na terça-feira, oito foram adjudicadas, no total, por 14.985,80 euros, um valor 5,7 vezes superior ao preço base da hasta pública fixado para as oito bancas e correspondente a 2.584 euros.

+ notícias: Porto

O Natal chegou à Invicta. Dezembro repleto de "magia" na cidade do Porto

O Natal chega esta quinta-feira, dia 1 de dezembro, oficialmente ao Porto e ocupa os Jardins do Palácio de Cristal, dando início a uma vasta programação alusiva à época. De 1 a 30 de dezembro, o “Palácio de Natal” apresenta dezenas de atividades artísticas e lúdicas para toda a família. Ao cair da noite de ontem, iluminou-se a tradicional árvore de Natal em frente aos Paços do Concelho, assim como as ruas da cidade.

Dança contemporânea entra em lares do Porto para combater solidão e sofrimento

Mulheres e homens entre os 60 e 101 anos, com doenças neurodegenerativas ou mobilidade reduzida e a viver em lares no Porto, estão a combater a solidão e sofrimento através do projeto de dança contemporânea inclusiva “Tsugi Porto”.

“A carta já está escrita e já seguiu”. Metro do Porto responde à autarquia sobre os atrasos nas obras da Linha Rosa

O presidente da Metro do Porto tinha anunciado que iria responder ao autarca da cidade por carta e a missiva, garante Tiago Braga ao Porto Canal, já foi enviada.