FC Porto (Voleibol): Equipa azul e branca vence Apollo 8 por 3-0 na abertura da Taça Challenge

| Desporto
Porto Canal

A aventura além-fronteiras da AJM/FC Porto não podia ter começado de melhor maneira. De volta ao Dragão Arena e às lides internacionais para defrontarem as vice-campeãs neerlandesas, as detentoras do título nacional impuseram-se pela margem máxima e bateram o Apollo 8 por 3-0. A segunda mão dos 32 avos de final da Taça Challenge disputa-se dia 30 de novembro em Borne.

A viver uma série de cinco vitórias consecutivas nas competições internas e a dispor do plantel na máxima força, a formação da casa começou por tirar as medidas às forasteiras - apostadas em dar trabalho a Joana Resende - e só cavou distância significativa durante a fase decisiva do set inaugural. Do 17-13 em diante, o comando da contenda não mais fugiu e o 1-0 surgiu ao 25-20.

Teoricamente favoritas e com boas memórias da campanha transata - marcada pela memorável eliminação do Olympiacos na Taça CEV, a prova seguinte no panorama europeu -, as comandadas de Rui Moreira entraram com tudo no segundo parcial, alcançando rapidamente uma vantagem confortável muito graças à capacidade concretizadora do quarteto de atacantes composto por Kyra Holt, Tia Jimerson, Clarisse Peixoto e Renatinha.

Já com uma mão cheia de ases a pender para o lado da casa (contra apenas um) e outra a indicar a superioridade portista no placard eletrónico (8-3), o 2-0 ficou selado à primeira tentativa por 25-17 quando a diferença chegou a ser de dez pontos (23-13). Com o jogo na mão, a AJM/FC Porto não o deixou fugir: arranque morno da terceira partida e troca de líderes no marcador até ao 10-9. Daí em diante só deu Porto e foi em velocidade cruzeiro que as Bicampeãs de Portugal garantiram o triunfo imaculado (25-18).

Segue-se uma receção ao SC Braga a contar para o Campeonato Nacional e agendada para as 17 horas de sábado no Centro Luso-Venezolano (FC Porto TV/Porto Canal).

FICHA DE JOGO

AJM/FC PORTO-APOLLO 8, 3-0
Taça Challenge, 32 avos de final, 1.ª mão
22 de novembro de 2022
Dragão Arena

Árbitros: Katarina Cepinova (Inglaterra) e Gloria Souto Jiménez (Espanha)

AJM/FC PORTO: Joana Resende e Ana Matos (líberos); Clarisse Peixoto, Aline Delsin, Jurja Vlasic, Ana Gamboa, Klára Vyklicka, Janaína Vieira, Thuany Bardin, Tia Jimerson, Renatinha, Beatriz Moreira e Kyra Holt
Treinador: Rui Moreira

APOLLO 8: Pippa Molenaar e Noa Krikhaar (líberos); Lisa Louwrink, Charlotte Haar, Marit Zander, Jorieke Bodde, Lotte van Der, Marije ten Brinke, Elyne Nijhuis, Eline Rohaan, Carlijn Koebrugge, Rianne Vos, Jette Kuipers e Roos Wessels
Treinador: Thijs Oosting

Parciais: 25-20, 25-17 e 25-18

+ notícias: Desporto

FC Porto (Andebol): Segunda parte de luxo merecia mais do que um ponto

FC Porto empatou diante do Madgeburgo (31-31), no Dragão Arena, na 8.ª jornada da Liga dos Campeões.

FC Porto: Vêm aí três dias dedicados ao Desporto Adaptado 

Várias ações ao longo de sexta, sábado e domingo assinalam o Dia Mundial da Pessoa com Deficiência

Rali Dakar: 17 pilotos portugueses na 45ª edição

A 45.ª edição do Rali Dakar de todo-o-terreno, que se realiza de 31 de dezembro a 15 de janeiro na Arábia Saudita, terá, à partida, 17 pilotos de origem portuguesa.