O regresso a 24 freguesias? Vila Nova de Gaia vota a última desagregação de uniões em dezembro

O regresso a 24 freguesias? Vila Nova de Gaia vota a última desagregação de uniões em dezembro
| Norte
Porto Canal

Era a última união de freguesias de Vila Nova de Gaia que faltava decidir se mantinha, ou não, os atuais estatutos de “união”: os habitantes de Seixezelo vão votar a um de dezembro, em consulta popular, se querem ou não desagregar-se da atual União das Freguesias Pedroso – Seixezelo, revelou esta segunda-feira o presidente da Câmara de Gaia.

O terceiro concelho mais populoso de Portugal pode voltar, assim, a ter 24 freguesias. Em abril de 2022, seis uniões de freguesias apresentaram a proposta de desagregação, sendo que atualmente o concelho alberga 15 autarquias locais – sete uniões de freguesias e oito juntas.

A união de freguesia Pedroso/Seixezelo abrange pouco mais de 20 mil cidadãos. No entanto, apenas os 1.500 residentes de Seixezelo poderão dirigir-se à Junta de Freguesia, entre as 8h e as 19h, para votarem a favor ou contra a separação.

A consulta popular, deliberada pela Assembleia Municipal de Vila Nova de Gaia, questiona apenas se os cidadãos querem ou não a desagregação da união das freguesias, e não tem caráter vinculativo.

“Servirá como orientação de voto para os membros da Assembleia de Freguesia porque Seixezelo está partida ao meio entre os que querem e os que não querem”, comentou Eduardo Vítor Rodrigues.

Todas elas, à exceção da União de Freguesias de Pedroso/Seixezelo, já oficializaram, junto da Assembleia Municipal a sua intenção de desagregação, algo que o autarca vê como “natural” por entender que “não se notou ganhos com a agregação”.

Em 2013, Portugal reduziu 1.168 freguesias, de 4.260 para as atuais 3.092, quando era responsável o ministro Miguel Relvas no Governo PSD/CDS-PP e estavam a ser implementadas medidas por imposição da ‘troika’.

Para reverter as fusões de freguesias decorre atualmente um processo que exige, entre outros procedimentos, a aprovação do tema em assembleias de freguesia.

 

+ notícias: Norte

Centro Geriátrico vai nascer em Rio Tinto para apoiar cerca de 150 utentes

Vai nascer um Centro Geriátrico em Rio Tinto, Gondomar, junto ao Centro Social de Soutelo, também naquela freguesia. A obra é uma aguardada há quase duas décadas e vai ter a capacidade e apoiar até 150 utentes. O Centro Social de Soutelo ajuda atualmente quase 200 idosos, em espaços localizados em Rio Tinto e em Campanhã, no Porto.

Incêndio destrói armazém da fábrica de detergentes Clorosol em Famalicão

Um incêndio de grandes dimensões destruiu, na madrugada desta sexta-feira, um armazém da fábrica da empresa Clorosol, dedicada à formulação e comercialização de detergentes. De acordo com fonte dos bombeiros as chamas deflagraram pelas 00h30 e o fogo só foi extinto quatro horas depois. Não houve feridos a registar apesar de a fábrica estar em funcionamento no momento da ocorrência.