PS abstém-se no Orçamento Municipal do Porto para 2023. Partido vê várias limitações

PS abstém-se no Orçamento Municipal do Porto para 2023. Partido vê várias limitações
| Porto
Porto Canal

O orçamento municipal do Porto para 2023 foi aprovado em reunião da Câmara Municipal do Porto, a decorrer nos Paços do Concelho na manhã desta segunda feira. No entanto, o Partido Socialista absteve-se no orçamento municipal para 2023.

Em comunicado, o PS Porto divulgou algumas medidas prioritárias que foram “apresentadas no diálogo em torno da preparação do orçamento e que justificam a abstenção e a viabilização por parte do PS”.

“Não sendo o orçamento que o PS apresentaria, com limitações que identificámos, este é um orçamento que engloba várias prioridades que apresentámos e que correspondem a melhorias na vida dos portuenses”.

Algumas das medidas que o partido socialista considera uma melhoria passam pelo “o aumento de 44% no investimento para habitação, pela criação de um plano especial para pagamento de dívidas às Águas do Porto, pela garantia da não existência de trabalhadores precários no município, pela preservação de uma política fiscal favorável aos portuenses, pelo congelamento das rendas apoias em 2023, pela suspensão do alojamento local em áreas críticas da cidade e ainda a intervenção nas ilhas da cidade do Porto garantindo condições de dignidade”.

O PS Porto destaca ainda “a garantia de apoios para as IPSS, o reforço da intervenção de pessoas em situação de sem-abrigo, a gratuitidade dos transportes até aos 18 anos, a intervenção na ramal da Alfândega, a continuidade da aposta em planos de arborização, a abertura para revisitar o mapa das freguesias em 2023 e ainda a garantia de uma solução para o Clube Desportivo de Portugal e o reforço dos apoios ao associativismo”.

No comunicado, o partido acrescenta ainda que “a garantia de que o executivo estará aberto ao diálogo com o PS no âmbito da revisão orçamental no primeiro trimestre, na ordem de pelo menos 70 milhões de euros, procurando incorporar mais medidas que consideramos prioritárias”.

+ notícias: Porto

Já circulam no Porto os carros da STCP que fiscalizam o estacionamento abusivo

Na tarde desta quinta-feira, foi avistado um veículo da STCP na zona das Antas, no Porto, com dois colaboradores no seu interior a fiscalizarem as viaturas mal-estacionados em frente às estações e nos corredor BUS.

PSD de Matosinhos denuncia existência de ratos nos jardins públicos do concelho

O PSD de Matosinhos denunciou esta quinta-feira a presença de ratos em jardins públicos do município, acusando a presidente da autarquia, Luísa Salgueiro de “continuar a colocar em causa a saúde pública” apesar do alerta feito em fevereiro.

Zé Domingos, o Spiderman de Leça que entrou na discussão pelo Puskas

O próximo prémio Puskas pode estar a caminho de Leça da Palmeira. No passado dia 24 de março, Zé Domingos recebeu a bola no peito dentro da área de costas para a baliza e teve um momento de inspiração provavelmente único na carreira. “O meu instinto foi dominar para cima e fazer o pontapé de bicicleta”, contou o jogador do Leça ao Porto Canal. O que se seguiu está a correr o mundo do futebol.