Autarquia do Porto vai vender edifícios onde ia construir residência universitária do Morro da Sé

Autarquia do Porto vai vender edifícios onde ia construir residência universitária do Morro da Sé
| Porto
Porto Canal

A Câmara Municipal do Porto vai vender os 22 imóveis do Morro da Sé onde pretendia construir uma residência universitária. A notícia avançada pelo jornal ‘Público’ refere que a decisão “consta dos documentos do Orçamento para 2023, referentes à empresa municipal Porto Vivo – SRU.

Pedro Baganha, responsável pelo Pelouro do Urbanismo e Espaço Público e Pelouro da Habitação, confirmou na reunião de aprovação do orçamento municipal do Porto para 2023 que o objetivo de construir naquela zona uma residência universitária mantém-se.

O vereador com as pastas da Habitação e do Urbanismo explicou que o concurso internacional para a reabilitação, lançado entre o fim de 2019 e início de 2020, “ficou deserto”. No entanto, a autarquia prosseguiu e tentou obter apoio através do PRR (Plano de Recuperação e Resiliência), mas “as verbas necessárias para reabilitar as parcelas, em avançado estado de degradação, superavam o apoio disponível”.

Dessa forma, a “resposta que resta é a alienação”, disse Pedro Baganha. O vereador da Câmara Municipal do Porto admite que a solução ainda “está por definir”, mas a “venda condicionada” é uma das opções que o município pode adotar.

Esta foi uma das propostas discutida na aprovação do orçamento municipal do Porto para 2023 na manhã desta segunda-feira. O orçamento obteve os votos favoráveis dos independentes de Rui Moreira (6), da independente Catarina Santos Cunha e do vereador do PSD Vladimiro Feliz. O Partido Socialista (2) absteve-se, enquanto PCP e Bloco de Esquerda votaram contra.

+ notícias: Porto

145 dias de UNIR. O relato na primeira pessoa dos utentes que esperam e desesperam

1 de dezembro de 2023. Depois de sucessivos adiamentos, arrancava a operação da rede UNIR, um projeto de 17 municípios que juntava num único serviço e imagem todos os transportes públicos rodoviários da área metropolitana do Porto, com exceção da STCP. Mais de quatro meses depois, a empresa está longe de atingir os objetivos a que se propôs. Diariamente, milhares de utilizadores contestam o compromisso assumido pela UNIR de garantir “uma nova forma de mobilidade” que se materialize em “mais linhas, mais horários, maior cobertura, mais conforto e mais amiga do ambiente”.

Matosinhos lança programa para promover habitação cooperativa a preços acessíveis

A Câmara Municipal de Matosinhos vai lançar um programa para promover a habitação cooperativa a preços acessíveis para famílias com dificuldades em arrendar casa e jovens que querem emancipar-se, segundo proposta a que a Lusa teve esta terça-feira acesso.

Incêndio em colégio no Porto já está extinto

O incêndio que deflagrou ao início da tarde de deste domingo no Colégio Flori, no Porto, "já está extinto" e em fase de rescaldo e ventilação, adiantaram ao Porto Canal as autoridades.